Sexta, 26 Abril 2024

Devagar com o andor...

 

O governador Renato Casagrande, pelo visto, não é leitor de Nelson Rodrigues, pois se fosse, não estaria querendo agora aquilo que vai contra a famosa frase do escritor: “toda unanimidade é burra”. Casagrande atrai para o seu arco de aliança o único partido que ainda estava fora dele, o PSDB. Nada contra o ninho tucano, que até precisa que alguém jogue uma boia, pois está se afogando. Mas também neste grupo está o PT, que não cruza com o PSDB nem aqui, nem em qualquer outro lugar do País. Com a disputa de 2014 batendo à porta, não custa nada para virar uma rinha de galo interna. A impressão é que o governador se empolgou com a atuação dele nas eleições municipais deste ano. Mas no próximo pleito, é bom que se registre, o buraco é mais embaixo. Casão, Casão...
 
Sem marola 
O deputado estadual Sérgio Borges, cotado para voltar à presidência do PMDB em Vitória, é o elo entre os peemedebistas históricos e o grupo do ex-governador Paulo Hartung que, ainda no governo, tomou o diretório estadual na marra. 
 
Sem marola II
A de Borges é não mexer para não explodir o partido. O que atende, sobretudo, aos desejos do governador Renato Casagrande em manter o equilíbrio de forças que saiu das eleições municipais.  Ou seja, não é hora ainda de despejarem o pessoal de PH.  
 
Pé frio
O Ferração – presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) - quer salvar seu prestígio político avariado com suas derrotas em Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim (governado pela sua mulher, Norma Ayub), fazendo o prefeito de Guarapari. À custa do prestígio do atual prefeito Edson Magalhães (PPS), que procura o nome para apoiar na eleição extra do município. Se perder essa também, do chão não passa. 
 
Em vão
Até que tentaram evitar que se tornasse crônica a desavença entre o atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), e o futuro, Audifax Barcelos (PSB). Os que tentaram saíram convencidos da impossibilidade em aproximá-los. São irreconciliáveis, mesmo.     
 
Fora do trilho
O prefeito eleito de Cariacica, o Juninho (PPS), sente-se imunizado no que tange aos movimentos perigosos na atração de figuras do mundo dos negócios. A presença na linha de frente de sua equipe de transição de Nilson Mesquita, do Grupo Meridional, mais o grande articulador José Luiz Kfuri, e ainda Rubens Rasselli, outra figura relativa à atividade de poder, gera desconfiança total. 
 
Nada do ramo
Eles entram em proveitos de quadros técnicos, sobretudo daqueles que realmente conhecem a realidade dos municípios capixabas, como os que integram o Instituto Jones dos Santos Neves. 
 
Olho vivo 
Ao que parece, estamos ainda no primeiro ato de uma peça política teatral prevista para 10 atos. Estágio em que permite a Juninho sair anunciando que vai cortar os carros que servem aos secretários e cargos em comissão, jogo típico para a plateia, escondendo os novos personagens de poder que importou para Cariacica.   
 
Chororô
O presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), o prefeito Elieser Rabello, faz alarde da crise nas prefeituras com o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap). Como se fosse um castigo impiedoso e surpreendente. Primeiro, com bem diz um economista, o Fundap sempre foi um recurso extra, por uma situação igualmente extra. 
 
Chororô II 
Ou seja, um privilégio só das prefeituras capixabas. Algo entendido pelos técnicos como extremamente passageiro e de pouca durabilidade, apesar dos seus longos 30 anos de existência. 
 
Chororô III
O nó está no fato de que os prefeitos não entenderam sua transitoriedade. Deviam empregar o dinheiro do Fundap como tal. Mas, ao contrário, empregaram em despesas permanentes, do tipo aumento do número de funcionários. Essa conta chegou agora para ser saldada pelos novos prefeitos. Não adianta chorar. É encarar. 
 
PENSAMENTO:
“A culpa de muito dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários”. Ernesto Che Guevara

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/