Terça, 14 Mai 2024

Empacado

O andar lento da carruagem mostra que realmente está travado o movimento do bloco dos insatisfeitos do PR de migração a um novo partido. Puxado pelo secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, o grupo formado ainda pelo deputado estadual Glauber Coelho; coordenador estadual sobre Drogas Ledir Porto, e o vice-prefeito de Vitória Waguinho Ito, achou que a saída em conjunto facilitaria o processo. Mas pelo contrário, atrapalhou. Contra eles pesam a eleição de 2014, com todo mundo querendo sentar na janelinha e garantir o seu, e o deslocamento que não ocorre isolado, mas com as bases. A Mobilização Democrática (MD), que parecia ao alcance de todos, tem roleta na porta. Os insatisfeitos aumentariam o poder de fogo da sigla, mas também levariam insegurança aos atuais dirigentes que dividem o controle da MD, o prefeito de Vitória Luciano Rezende e a deputada estadual Janete de Sá. Enquanto isso, o senador Magno Malta consolida as mudanças de comando nos diretórios municipais, transformando desconhecidos em atores políticos. O mesmo que fez antes com os insatisfeitos de agora. O mundo dá voltas. 
 
Empacou II
Aliás, nessa história de fusão entre PPS e PMN, quem levou vantagem foi, sem dúvida nenhuma, Janete de Sá. Saiu de um partido considerado médio para pequeno a um com expressão. Se souber zelar pela mandato, poderá ser reeleita. 
 
Empacou III
Quem também achou que seria mais fácil deixar o PDT foi o deputado federal Carlos Manato. Mas nada disso. O presidente nacional da MD, deputado federal Roberto Freire (SP), assegurou a entrada de Manato na nova sigla. O problema é que deputado já quer chegar graduado, na pose de comandante...e aí, meu caro, complica. 
 
Não cola
O ex-prefeito de Guarapari Edson Magalhães (sem partido) e seu mestre, o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), encheram a boca para falar sobre o arquivamento de uma representação referente à Operação Derrama no “Tribunal de Faz de Conta”. Mas a euforia mal começou e já teve condenação em outro processo – apenas um dos muitos que envolvem Magalhães. É o famoso balde de água fria.
 
Tarde
Em tempos de vaga aberta no Tribunal de Contas, é bom mesmo que os deputados estaduais pensem bem antes de escolher o próximo conselheiro. O plenário se acostumou a acatar ordens e depois é tarde para reclamar. A queixa do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) em relação ao conselheiro Rodrigo Chamoun, ex-presidente da Assembleia, não me deixa mentir.
 
Tarde II
Euclério acusa Chamoun de ter sentado em cima da consulta do parecer sobre aposentadoria especial aos policiais civis capixaba, após protesto realizado em frente ao Tribunal de Contas. O processo está parado há mais de um ano no órgão. Pois é, na hora de a Assembleia aprovar a indicação, era Deus no céu e Chamoun na terra. 
 
O que é isso, companheiro?
A ideia era veicular em quatro linhas doTranscol os busdoors da campanha do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-17), em conjunto com o conselho federal, com o tema “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho". Mas a Ceturb simplesmente censurou, sob a alegação da campanha ser “muito agressiva” e levantar “questões sindicalistas".
 
O que é isso, companheiro II?
O Cress-17, obviamente, ficou pé da vida e informou à categoria sobre o caso, em evento que marcou o Dia do Assistente Social (15 de maio). A indignação virou moção de repúdio contra a postura da Ceturb e do governo do Estado e ganhou as redes sociais. A Ceturb então resolveu voltar atrás. Ai quem não quis foi o Cress-17, pois já havia passado o “time”. Detalhe: não seria de graça, nem favor. 
 
Resgate
O petista histórico Perly Cipriano, subsecretário de Estado dos Direitos Humanos, retorna de Recife (Pernambuco), onde esteve para lançamento do documentário A Mesa Vermelha, que resgata a memória de 23 ex-presos políticos que ficaram em cárcere na Casa de Detenção e na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, litoral norte daquele estado. Dos dez anos em que Perly ficou preso durante a ditadura militar, boa parte foi lá. História dele está no documentário. 
 
Cultura
Nesta quinta-feira (30) tem bate-papo com José Caldas da Costa sobre o livro Caparaó, a primeira guerrilha contra a ditadura, no Patrimônio da Penha, Região do Caparaó. Publicado em 2007, o livro está em sua segunda impressão e conquistou o Prêmio Vladimir Herzog. Haverá ainda exibição do documentário "Caparaó", do cineasta paulista Flávio Frederico. 
 
140 toques
“Aprovamos matéria do governo do Estado - Sistema de Manejo de Águas Pluviais da Região Metropolitana da GV: mais de 350 mi contra enchentes!”. (Deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Quando mais corremos atrás da namorada, mais ela fica distante”. Leonel Brizola

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/