Domingo, 28 Abril 2024

Falta muito

O governador de Pernambuco e presidente do PSB nacional Eduardo Campos já deve ter percebido o erro estratégico de sua possível candidatura à presidência da República. Depois da pesquisa Ibope mostrando o que todo mundo já sabia, que o eleitorado brasileiro não conhece Eduardo Campos. O eleitorado também não conhece bem o tucano Aécio Neves (MG) e conhece e não gosta de José Serra (PSDB-SP, por enquanto).



Isso fortalece ainda mais a presidente Dilma Roussef (PT), que, por hora, tem como principal adversária a ex-ministra Marina Silva, que ainda está longe na corrida eleitoral e precisa tirar seu partido do papel para poder se candidatar.



É verdade que a questão do desconhecimento do público pode ser revertida com a campanha eleitoral. Se Eduardo conseguir uma aliança boa para ter um tempo razoável de televisão e um projeto de governo convincente pode até se tornar mais conhecido e se credenciar para um futuro pleito, mas aí resta saber se Dilma, caso confirme o favoritismo para a reeleição, vai querer o socialista ao seu lado.



E mais, resta saber o que será do governador Renato Casagrande e seus pleitos por recursos federais e ainda, sobre sua ampla e fragilizada base partidária. A construção da unanimidade para sua reeleição apresenta rachaduras com a ameaça de ter pela proa o duro palanque de Magno Malta (PR).



Se nacionalmente o PSB sair prejudicado dessa história toda, o governador capixaba pode encontrar dificuldades em seu pleito pela reeleição. Aliás, os problemas que vem se espalhando nos partidos da base e nos partidos próximos ao seu palanque já são um sintoma de que as lideranças capixabas não contam mais com a unanimidade para a ocupação dos espaços políticos para o próximo ano.



Dilma já deu um chega pra lá em Eduardo Campos e sem o apoio dos irmãos Gomes (Ciro e Cid) a candidatura socialista começa a se tornar um sonho distante. E Casagrande que disse que iria fortalecer a candidatura do presidente de seu partido no Estado, resta torcer para que a briga não termine em mágoa do governo federal. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/