Domingo, 28 Abril 2024

???Fechou junto???

A entrevista do ex-secretário de Estado da Segurança Henrique Herkenhoff ao jornal Folha de S. Paulo remete ao cenário de sua demissão, no início deste mês, quando a coluna enumerou uma série de fatos estranhos que nortearam a saída dele, às pressas, do governo Renato Casagrande. Para quem não se lembra, Herkenhoff “caiu” no mesmo dia em que o procurador-geral de Justiça Eder Pontes apresentou seu parecer pedindo o arquivamento do inquérito da Operação Derrama feito pelo Núcleo de Operações Criminosas e Combate à Corrupção (Nuroc), que atingia políticos influentes do Estado, na cabeça da lista o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM). As declarações do ex-secretário indicam claramente que ele foi “detonado” do cargo por ter defendido o trabalho dos delegados responsáveis pela investigação. O que confirma as suspeitas iniciais de que o governador teve papel fundamental para blindar os acusados de fraudes milionárias em esquema de recuperação de créditos tributários em prefeituras. Diante da proporção que o caso tomou, com crises institucionais entre o Ministério Público, o Nuroc e o Tribunal de Justiça, e com gente influente “botando banca” no governo, Casagrande pressionou Herkenhoff a “segurar” os delegados. Como ele não obedeceu, foi demitido. E o que restou da Derrama? A famosa pizza. É aquela história, para bom entendedor... 



Zero garantia

O que chama ainda mais atenção nesse contexto da demissão de Herkenhoff é a falta de consideração evidente do governador, já que o ex-secretário deixou o cargo vitalício de desembargador do Tribunal Federal da 3ª Região, a pedido de Casagrande, que o queria na pasta de Segurança. Dois anos depois, adeus Herkenhoff...

 
Providencial
O governador, aliás, não tem levado a sério a área de direitos humanos do Estado, como deveria, mas para a visita da ministra Maria do Rosário, nesta segunda-feira (25), preparou uma cena toda especial, com a instalação da Comissão Estadual da Verdade do Estado. Mas falhou de novo, não discutiu nada com os movimentos sociais. 
 
Até parece
Alguém está botando fé na CPI da Assembleia para investigar o ex-governador Paulo Hartung (PMDB)? Duvideodó.
 
Chega
O presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, Marcelo Santos (PMDB), entrou na onda da mídia corporativa e de parlamentares do Estado e quer convocar o secretário de Desenvolvimento, Nery Vicente Milani De Rossi, e a consultora institucional do estaleiro Jurong, Luciana Aboudib. Adivinhem o assunto? A “tentativa” do empresário Eike Batista de retirar o estaleiro do Estado. Gente, esse assunto já deu há muito tempo. 
 
Chega II
Para investigar o tanto de “derrapada” da Jurong em Aracruz, o tanto de “lambança” na concessão do licenciamento ambiental, o tanto de condicionante não cumprida, o tanto de impactos, não aparece sequer um político. Acho uma graça. 
 
A propósito...
Tem muito assunto realmente útil para a população do Estado que a Assembleia deveria abraçar. Cadê o interesse?
 
Tal pai...
Como esperado, o vereador de Vitória Davi Esmael (PSB) continua o mandato do pai na Câmara, sem tirar nem pôr. Já abriu a temporada de sessões solenes para agradar os evangélicos e homenageou, dia desses, nada menos do que 40 pessoas da Fundação Batista da Praia do Canto, que completou 30 anos. E assim vai ser até o final desta legislatura. A área é boa de voto, não é à toa que Davi chegou onde está. 
 
Papelão
As prefeituras capixabas e demais órgãos públicos mandaram muito mal na inércia em aderir ao movimento mundial Hora do Planeta, que alerta para o aquecimento global. A participação é tão simples, mas tão simples, que é até difícil de entender. 
 
140 toques
“Hoje [segunda-feira, 25] é aniversário de 146 anos da emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Temos no Brasil um dicionário de abusos de autoridades que vai de A a Z”. Gilmar Mendes 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/