Segunda, 29 Abril 2024

Mostrando os dentes

Impulsionados pelo cenário nacional, os atores políticos do Estado acabaram também antecipando muito o debate eleitoral de 2014 e os primeiros movimentos mostram que haverá muita dificuldade para acomodar todos os agentes que se sentem fundamentais para a base do governo Renato Casagrande.



Para o governo do Estado, Renato Casagrande tenta frear o debate eleitoral, mas as conversas andam a passos largos e apressados. O senador Magno Malta (PR) parece ser a peça que não está encaixando no sistema desenhado pelo governador para garantir sua permanência à frente do Palácio Anchieta para o segundo mandato.



Com uma sacada genial, Magno agora tenta expandir seu eleitorado para a classe média e alta, tocando em um assunto que atingirá muita gente. A CPI de erros médicos e planos de saúde, se conseguir convencer os eleitores, pode ser um grande risco para a reeleição de Renato Casagrande.



Pelos traços de irritação que o governador tem deixado nas entrelinhas de suas declarações sobre os mais diversos assuntos e pela forma como tem cortado membros da equipe, ele parece preocupado com o futuro em 2014. Por mais que tenha se empenhado nas questões externas, como a batalha por recursos federais, sente que falta alguma coisa em seu governo.



Para a sorte do governador, um problema em potencial, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), parece muito ocupado com seus próprios problemas, como a denúncia do promotor Dilton Depes pedindo o bloqueio de seus bens por desvio de verbas.



As mudanças no secretariado de Casagrande mostram que o governador pretende dar um upgrade em sua gestão neste “restinho de ano”. Na dança das cadeiras do Palácio Anchieta até agora, apenas a troca na Secretaria de Assistência Social foi político-partidária, as demais por problemas internos. Os titulares não estavam dando as respostas esperadas pelo governo, e por isso caíram.



Casagrande parece entender que precisa turbinar sua gestão este ano para garantir uma chegada forte em 2014. O tempo é curto, ainda mais se ficar mesmo com o rombo nas contas do Estado com a perda de verbas federais, mas vamos ver como o governador está decidido a ganhar musculatura este ano.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/