Quarta, 01 Mai 2024

No acostamento

O senador Magno Malta (PR) levou sua candidatura ao governo do Estado para o acostamento, para enxergar melhor o novo campo eleitoral criado a partir do movimento das ruas. Malta se acostumou a ganhar mandatos de microfones na mão, junto às camadas de menor poder aquisitivo, com discurso que comumente costuma amarrar ao seu sistemático combate às elites capixabas. Foi desta forma que vazou aos cercos eleitorais do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), abocanhando dois mandatos para o Senado em cima dele. Por esses resultados, habilitou-se a disputar o governo, indiferente a quem fosse o adversário. Mas isso era antes das redes sociais tomarem as ruas, quando também estava na sua cota assumir o palanque da presidente Dilma no Estado. Até então, a petista era uma, agora é outra.  Como lidar com essa nova presidente, deve estar medindo o senador. 
 
Resposta rápida
Mal a pesquisa do CNI/Ibope foi avaliada como um resultado razoável para as pretensões do governador Renato Casagrande disputar a reeleição, já apareceram os seguidores de Hartung para dar uma versão pessimista da candidatura socialista.    
 
Semelhanças
A eleição extemporânea de Pedro Canário, marcada para 4 de agosto, tem semelhanças com a de Guarapari. Lembra-se dela, quando o prefeito Edson Magalhães (sem partido) também complicou a disputa, a ponto de gerar outra eleição?
 
Semelhanças II
O Edson Magalhães de Pedro Canário é o ex-prefeito Wilson Fioroti, do PSB. A complicação é a mesma, cheio de situações que vêm impedindo a candidatura do Fioroti. Esgrima-se com o candidato Gil da Saúde (PR) na Justiça. 
 
É do ramo
O bispo de Colatina Dom Décio Sossai Zandonade, conhecido pela sua ingerência na política local, não deu mole nessa vinda do Papa Francisco: foi ele quem entregou ao Papa, debaixo dos holofotes da grande imprensa, as vestes confeccionadas pelas melhores costureiras do município. 
 
Preferência
Se dependesse do Papa, pela sua preferência pelos humildes, ele deveria gostar de receber de quem as confeccionou e não de um príncipe da sua igreja. 
 
Socorro
As tradicionais paneleiras de Goiabeira estão negativadas erroneamente no Cadastro de Inadimplentes (Cadin), por causa de taxas governamentais: IPTU e Taxa de Marinha. Contrassenso maior não existe. A associação tem títulos de utilidade pública e registro do Iphan - até de bem imaterial brasileiro. 
 
Legítimas
As paneleiras são uma comunidade tradicional e contam com proteção especial. Por estarem na dívida ativa, estão prestes a perder um projeto de capitação no valor de R$ 64 mil. Absurdo, além de uma agressão à cultura capixaba. Com a palavra o prefeito Luciano Rezende (PPS) e o superintendente do Patrimônio da União no Estado, Magno Pires.
 
Demais
Uma peça publicitária da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) que está nas rádios, anunciando um prêmio para que fizer melhor uma proposta de meio ambiente é, no mínimo, um deboche. Logo ela, que nos últimos 30 anos vem ajudando as poluidoras, principalmente as transnacionais, a arrasar a saúde do capixaba.  
 
PENSAMENTO:
“Derrotar pelo voto leva mais tempo do que fazê-lo pela força”. William L. Shirer

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/