Quarta, 08 Mai 2024

Novas possibilidades

A eleição para a única vaga ao Senado a ser aberta em 2014 é uma disputa que envolve mais de um milhão de votos. É tão difícil quanto a disputa ao governo do Estado, e nos meios políticos apenas os grandes caciques são considerados aptos a pleitear a vaga.



Em 2010, quando duas cadeiras estavam em disputa, nos meios políticos o comentário era de que uma já teria dono: Paulo Hartung (PMDB), ainda na cadeira de governador, era tido como pule de 10. Mas ele não disputou, cedeu a vez para Ricardo Ferraço (PMDB), como uma espécie de prêmio de consolação pela retirada à fórceps de sua candidatura ao Palácio Anchieta.



Passados três anos, pouca gente acredita que a vaga a ser aberta terá um dono. O desgaste da planície e o desempenho muito aquém do esperado na eleição municipal deste ano deixariam Hartung fora do páreo. E como o governador Renato Casagrande vai disputar a reeleição, o campo fica aberto para outras lideranças com um capital político menor, criando a expectativa de que o campo estará congestionado.



Até o momento só dois nomes são avaliados pelo mercado como candidatos em potencial: a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB), e o prefeito de Vitória, João Coser. Mas outras lideranças com um peso político parecido com o desses dois começam a ver a disputa como um objetivo a ser considerado.



Um exemplo é o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR). A escolha de um novo partido para se abrigar quando deixar a prefeitura mostra que ele também não desconsidera a possibilidade.



A ida do prefeito para o PSB do governador Renato Casagrande era dada como certa, mas no partido, que tem muitas concessões a fazer, incluindo a vaga no Senado, para garantir o palanque de reeleição do governador, Neucimar não teria a mesma liberdade para escolher o caminho a tomar em 2014.



Da mesma forma que Neucimar acredita que tem chances, outros podem ganhar fôlego para sonhar com o Senado. Se não houver movimentações de bastidores, todos têm chances e a disputa ficará boa. Vamos aguardar.



Fragmentos:



1 – Questões para o fim de ano: como o PT capixaba vai reagir às acusações de Marcus Valério contra Lula? E como vai reagir o PSDB capixaba à mesma situação?



2 – Na próxima semana, os prefeitos eleitos do Estado serão diplomados e quem tem acusações de crimes eleitorais ou de improbidades ganha mais segurança. Aí só se tiver o mandato cassado. É mais difícil.



3 – Sueli Tonini está com tudo mesmo. Além do convite para ocupar a Secretaria de Meio Ambiente em Fortaleza, no Ceará, ela também foi cogitada para a mesma pasta em Cachoeiro de Itapemirim.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/