Sexta, 03 Mai 2024

O caminho é outro

Essa mudança de poder político ocorrida com o resultado das eleições municipais vai muito além da Grande Vitória. Aquele espetáculo habitual da fila dos prefeitos em busca do apoio de Paulo Hartung (PMDB) entrou em processo de degradação, com a fuga de prefeitos que faziam corte ao ex-governador.



A começar pelo prefeito reeleito de São Mateus, Amadeu Boroto (PSB), que gastou os quatros primeiros anos de prefeito incensando o ex-governador Paulo Hartung, em detrimento do atual governador Renato Casagrande. E quando desaba politicamente uma expressão política hartunguete, do peso do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), os demais prefeitos colocam a barba de molho.



Caminham para tomar uma nova via do poder que os leva ao Palácio Anchieta, ao gabinete do governador Renato Casagrande. Essa percepção generaliza-se de tal maneira que até a ela adere o novo prefeito de Vila Velha, o demista Rodney Miranda. Ele já discute com o partido do governador, o PSB, a participação dele no seu governo.



O aqui relatado demonstra, cabalmente, que não se trata de uma vitória de Casagrande. Mas sim o ajuste do tamanho real político do ex-governador Paulo Hartung. Que sem os instrumentos de poder que desfrutou nos seus oito anos,  erguido sobre  uma  imprensa servil, com poderes discricionários e recursos extraordinários oriundos das transnacionais, ele não passa de um segmento político de tamanho médio.



Distante do tempo em que decidia as eleições antes do tempo. Fazia senador (exceção do republicano Magno Malta) e a maioria dos deputados federais e estaduais. Escolhia também o seu próprio adversário, como ocorreu em sua reeleição, disputando com o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT).



Acabou essa baixa fresca. As eleições passaram a ser livres e democráticas. Exige ideias, propostas, relação com o eleitor, coisas que nunca foram necessárias  nas eleições em que Hartung esteve à frente do governo. Nunca foi necessário duelar na disputa por votos.    



Sempre se apropriou de forças eleitorais de terceiros. A reintrodução de hábitos democráticos lhe foi fatal. O tamanho de PH é do tamanho que ficou nas eleições municipais, fora dos novos espaços.   

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/