Sábado, 04 Mai 2024

Topo da pirâmide

 

Começa a ruir o castelo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Isso fica claro à medida que integrantes do “núcleo duro” da gestão passada não só são alvos de processos que levantam inúmeras suspeições, como têm decisões desfavoráveis a eles, caso agora do ex-secretário de Transportes e atual presidente da Cesan, Neivaldo Bragato (foto). Irregularidades também já caíram na conta do ex-secretário da Fazenda, José Téofilo, hoje sócio de Hartung; do ex-secretário de Justiça Ângelo Roncalli, que teve que sair da pasta após o escândalo da Pixote, e do ex-secretário de Saúde Anselmo Tozi e atual diretor na Cesan. E essa conta só vai aumentar. O mais significativo dos casos, porém, é sem dúvida o que envolve Bragato, por ser ele considerado o segundo homem de Hartung, de absoluta confiança, quem sempre cuidou das receitas eleitorais e, até há pouco tempo, uma figura intocável. Tanto que, apesar de aparecer em outros indícios de irregularidades, foi beneficiado por blindagens e mais blindagens. Quando o cerco se fecha em cima do presidente da Cesan, as suspeições chegam muito perto também de Hartung. Tremor no andar de cima. 
 
Topo da pirâmide II
Registro necessário: em todos os casos envolvendo o “núcleo duro” de Hartung, sem exceção, houve uma conjugação de esforços para proteger os ex-secretários, impedindo assim respingos no ex-governador. A situação, agora, parece ter saído do controle. Alguém vai segurar?
 
Prejú
Dizem que castigo vem a cavalo. Pois bem. O prédio da Assembleia Legislativa, que está caindo aos pedaços não é de hoje, virou um pepino na mão do atual presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM). Ele terá que gastar no mínimo R$ 1 milhão com a reforma, boa parte com a substituição das pastilhas de cerâmica danificadas que compõem a fachada. Quem mandou colocar as pastilhas lá? O senador Ricardo Ferraço (PMDB), filho do demista. 
 
Prejú II
Quando presidiu o legislativo, Ricardo optou por modificar o projeto original da fachada do prédio, trocando granito por pastilhas, dizendo ele que era uma medida por economia. Mas o barato saiu caro e agora o pai do senador terá que corrigir o erro. Aliás, foi erro mesmo?
 
Ah, pára!
A propósito, Ricardo Ferraço anuncia, no Twitter: “quem viver verá. A Jurong não sairá do ES. Estamos em movimento”. Parece até um empreendimento marcado pela lisura em seu processo de licenciamento e com nenhum impacto, não é? Pergunta aos moradores da Aracruz o que eles acham: já vai tarde!
 
Antecipou
Seria na próxima semana, mas Gustavo de Biase já fez o anúncio oficial do que estava na cara desde sempre. Pediu desfiliação do Psol, para cair na Rede de Marina Silva.
 
Inspiração
O secretário de Estado de Segurança, André Garcia, chegou ao Estado pelas mãos do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), mas logo de início mostrou que havia uma diferença gritante entre os dois: o figurino. Garcia apareceu nas primeiras blitze no estilo executivo, ou no linguajar popular, “mauricinho”. Mas agora já acrescentou um acessório “a la” Rodney, o coletinho preto. Será que nas próximas o secretário faz cara de mau, para tentar e assumir o título de “rambo capixaba”?
 
Nem tanto
Se alguém estranhou a postura do deputado estadual Gilsinho Lopes (PR), de dar parecer pela aprovação do projeto que cria do fundo especial do Ministério Público do Estado (MPES), é bom saber: o republicado tem perfil combativo até certo ponto. Quando envolve órgão público e receita de servidor, a coisa muda de figura. E como!
 
Resgate
O lançamento do livro As duas guerras de Vlado Herzog, com debate, marca a instalação da Comissão Memória, Verdade e Justiça do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindijornalistas), na próxima terça-feira (19), às 18 horas, no Instituto Federal do Estado (Ifes). Integram o grupo Rubinho Gomes, Rogério Medeiros, Francisco Flores Rodrigues, Glaucia Regina, Suzana Tatagiba e Tinoco dos Anjos. A Comissão irá recuperar e registrar a história dos jornalistas capixabas vítimas da ditadura militar.
 
140 toques
“O PT tá dando o maior mole. O PPS já está se articulando com o PSB pra apoiar Eduardo Campos. E aí? Como fica o PT aqui no estado?”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita”. Ernesto Che Guevara 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/