Domingo, 28 Abril 2024

Unanimidadeem risco

O PT está correndo o risco de ir para as eleições de 2014 com a única pretensão de enfiar o ex-prefeito de Vitória João Coser para dentro da unanimidade para levá-lo ao Senado. A estratégia dos aliados de Coser é recorrer a um sistema extremamente antidemocrático criado pelo ex-governador Paulo Hartung - que sempre definiu as eleições a portas fechadas. Inclusive o próprio Hartung se valeu desse esquema para se reeleger governador em 2006. Essa mesma receita levou o Renato Casagrande ao Palácio Anchieta em 2010 e deve reelegê-lo, se tudo sair dentro do previsto, em 2014. Mas voltando ao Senado, o nome que vem sendo ventilado não é o do Coser e sim do ex-governador Paulo Hartung. Esse quadro força o PT partir para a disputa com o fito de restabelecer o processo democrático que o sistema da unanimidade violou. Além de ser do caráter político do PT, o partido tem também quadros para ir à eleição. No caso do Senado, além de Coser, tem a senadora Ana Rita (foto), que já disse que não abre mão da disputa. E ela tem todas as credenciais para reivindicar espaço na disputa. Ana Rita tem feito um excelente trabalho no Senado, tem um histórico político ilibado (coisa que bem poucos políticos podem se gabar) e com um bom projeto de marketing poderia pôr Coser no bolso. 

 

 
Tentativa
É uma construção um tanto difícil. Mas estão tentando juntar os tucanos Luiz Paulo, César Colnago e Max Filho, além Guerino Balestrassi, numa chapa só para a Câmara dos Deputados. Guerino viria pela Rede. Mas se o partido não vingar, Guerino pularia para o PSDB. 
 
Epidemia
Parece que o mal-estar que tomou conta do PSDB da Capital é contagioso. Na noite dessa segunda-feira (1), o PSDB de Vila Velha deu posse ao novo comando do diretório, mas a composição não agradou à juventude tucana, que não se sentiu representada. A cobrança era a seguinte: “não dá para falar em renovação se o partido não abre espaço para os mais jovens”
 
Mergulhou
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Theodorico Ferraço (DEM), anda meio sumido do plenário. Não é do seu estilo. Pois costuma aprontar de cara limpa. 
 
Os caça-fantasmas
Na internet circula (autor desconhecido, muito criativo, por sinal) uma sátira bem-humorada à omissão dos deputados estaduais do PT que, por enquanto, não assinaram o pedido de CPI que pretende investigar o “posto fantasma” de Mimoso do Sul. Se depender dos caça-fantasmas petistas, parece que o posto vai continuar assombrado. 



 
Mudou
O Banestes vai incluir a "Lei da Ficha Limpa" entre os pré-requisitos para fazer parte da diretoria. Foi convocada uma assembleia extraordinária para o próximo dia 30 desse mês para tratar dos detalhes da proposta. Aplausos à iniciativa. O problema é que o próprio presidente da instituição, Bruno Negris, que deveria dar o exemplo, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual no escândalo do “posto fantasma” de Mimoso do Sul, que jogou R$ 25 milhões pelo ralo.   
 
Inimiga número 1 

 

Na sessão dessa segunda-feira (1) na Assembleia, o deputado José Esmeraldo (PR) atacou a Aracruz Celulose, hoje Fibra, ao relacioná-la na lista das maiores destruidoras do meio ambiente no Estado. 
 
Fora de foco
O deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) resolveu meter o bedelho no campo da pesca propondo uma subsecretaria de Pesca e Aquicultura ao governo, quando o setor pesqueiro quer diminuir a distância entre a cadeia artesanal e o poder público. Ele quer mais outro obstáculo no já tortuoso caminho.
 
140 toques
“Viva Senhora da Penha, Rainha dos céus e da terra! Mãe acolhedora”, da senadora Ana Rita, devota de carteirinha da padroeira
 
Pensamento
A virtude é comunicável, mas o vício, contagioso.
Marquês de Maricá

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/