quarta-feira, dezembro 11, 2024
21 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 11, 2024
quarta-feira, dezembro 11, 2024

Leia Também:

Voto de cabresto

A estratégia eleitoral do presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cadeeso), pastor Oscar de Moura, em parceria com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), para arrebatar os votos dos fiéis, chegou ao cúmulo do cúmulo. A entidade produziu um panfleto com a “chapa Cadeeso” e distribuiu aos membros das Assembleias de Deus espalhadas pelo Estado, com texto que apela para a família e “a preservação de nossa ideologia religiosa”. Além de colocar as fotos de seus candidatos, todos já ditos aqui, a Cadeeso informa ainda o número de urna de cada um, para que os fiéis votem neste domingo (5). A chapa da diretoria da entidade é o retrato da infidelidade partidária. Além de Hartung, compõem a chapa o candidato do PT ao Senado, João Coser; a presidenciável Marina Silva (PSB); o filho do presidente Oscar de Moura e também pastor, Oséias de Moura (PRB), que tenta uma vaga na Assembleia; e Reginaldo Loureiro (DEM), candidato à Câmara dos Deputados. Pergunta que não quer calar: quem pagou essa conta? As contribuições dos fiéis? A utilização da Cadeeso para fins eleitorais e partidários é crime eleitoral. 
 
 

Haja dinheiro!

Imagina a quantidade de material de campanha produzida. São mais de 500 mil fiéis no Estado. Não fica barato. Cadê a Procuradoria Regional Eleitoral?
 
Interesses pessoais
Com um agravante: Oséias de Moura, além de candidato e filho do presidente, é vice-presidente da Cadeeso. 
 
Qualquer semelhança…
O panfleto da Cadeeso tem chamadas que lembram termos explorados à exaustão por Hartung nesta campanha e durante entrevistas: “para o Estado avançar”, “futuro melhor”, e por aí vai. 
 
Cooptação
Também tem mensagens do tipo: “a Cadeeso agradece a todas as igrejas que estão acolhendo esses candidatos”. E as “razões para todo cristão votar”, com temas já conhecidos: contra a legalização da maconha e do aborto, etc, etc e etc.
 
Salada
Nunca é demais lembrar: Coser é candidato clandestino de Hartung, pois seu partido tem candidatura própria; Oséias de Moura está na coligação do governador Renato Casagrande, assim como Marina Silva. Somente Reginaldo Loureiro é do palanque do ex-governador.
 
Efeitos
Mesmo que os pastores da Cadeeso, que somam seis mil, sejam contra o uso da entidade para interesses pessoais e defendam a neutralidade no processo, como já manifestaram, uma ação desta certamente rende votos. Principalmente agora, com o elevado número de leitores indecisos decidindo seus candidatos.
 
Lista
É mais uma pernada de Hartung na candidata do PMDB, Rose de Freitas, que frequenta a Cadeeso e as Assembleias de Deus. Não tem muito tempo, o ex-governador levou Coser em evento da Cadeeso, quando os dois foram apresentados como os candidatos da entidade.
 
Piada
Em sua passagem por Conceição da Barra, norte do Estado, nessa segunda-feira (29), Hartung não perdeu a oportunidade de alfinetar o prefeito Jorge Donati (PSDB), que embora na coligação do ex-governador, apóia publicamente Casagrande. Anunciou que, a partir de 1º de janeiro, a democracia será retomada no município. Logo Hartung, falando de democracia? 
 
Recursos
A propósito, o ex-governador contratou um veículo tipo pick-up, com um telão na carroceria, para transmitir, sem parar, imagens dele e do deputado federal Lelo Coimbra, com seus respectivos números de urna. Nesta quarta-feira (1), o veículo está desde cedo na Curva da Jurema, com o telão voltado para a avenida Beira-Mar. Isso pode?
 
Aperto de mão
O vereador de Vitória, Luiz Emanuel Zouain (PSDB), circulava na manhã desta quarta pelas ruas de Jardim da Penha, abordando pessoas para pedir votos à sua candidatura de deputado estadual. 
 
Nas redes
“Vivi para ver que ‘um site’ fosse a grande controvérsia do debate no Espírito Santo. Controvérsia falsa, porque, afinal, o Século Diário (o ‘um site’) fez a grande reportagem desse primeiro turno capixaba, pautando os veículos locais e nacionais. Sejamos justos com o jornalismo”. (Fábio Malini – no Facebook)
 
PENSAMENTO:
“As ideias que entram na mente sob fogo lá permanecem seguras para sempre”. Leon Trotsky

Mais Lidas