Quinta, 16 Mai 2024

Adeus, Primeiro Amor ' fala das primeiras dores amorosas

Adeus, Primeiro Amor ' fala das primeiras dores amorosas
Quando o experiente professor Lorenz – personagem de Magne-Havard Brekke – desenha na parede para definir os acontecimentos cotidianos em “A água é controlada, mas é livre”, vê-se a mão da premiada diretora francesa Mia Hansen-Love, deste Adeus, Primeiro Amor.
 
A produção cinematográfica da cineasta é repleta de temáticas que mexem profundamente com o ser humano: solidão, amor não correspondido e envelhecimento. Ela deu sequência a essa linha sentimental para produzir um singelo filme – que conta a história do primeiro amor na vida dos jovens Camille (Lola Créton) e Sullivan (Sebastian Urzendowsky).
 
Adeus, Primeiro Amor começa a se desenvolver quando Sullivan decide viajar para América Latina, deixando Camille e o sentimento que envolve os dois. Em princípio, os dois mantém relação por meio de cartas, mas com o decorrer do tempo os escritos se tornam escassos – o que inicia o drama da personagem.
 
Camille tem que aprender a lidar com a dor da perda, com a dor do primeiro amor. E é aí que se instala o ponto crucial da trama. Dando sequência a sua vida, ela começa a cursar a faculdade de arquitetura – quatro anos depois.
 
Nesse momento, o professor Lorenz passa a fazer parte da narrativa e da vida da jovem estudante. Os dois estabelecem uma relação durante o filme, e essa aproximação resulta nos dois morando juntos.
 



A produção audiovisual conduz o espectador às bucólicas paisagens naturais francesas, tornando a estética do filme uma aliada do enredo. O ritmo lento com que Mia Hansen-Love desenvolve a história, porém, pode se tornar um fator negativo para quem está assistindo.
 
Com o desenrolar da narrativa, Sullivan – ao retornar de sua viagem – volta a fazer contato com Camille, e isso faz com que todo o sentimento de gostar que Camille reprimiu, durante anos, venha à tona.
 
A diretora Mia Hansen-Love tem em seu currículo o prêmio especial de Cannes em 2009, com o filme O Pai dos Meus Filhos. E em Adeus, Primeiro Amor ela ganhou o prêmio especial do júri do Festival de Locarno de 2011.  
 
Serviço
Adeus, Primeiro Amor (Un amour de jeunesse, França, 2010, 110 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 17h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/