Domingo, 12 Mai 2024

Alex Vieira: quadrinhos, arte punk & psicodelia será lançado nesta quinta

Alex Vieira: quadrinhos, arte punk & psicodelia será lançado nesta quinta
“Um tijolo do mundo do Alex cai na nossa cabeça”, já alerta o artista Fabio Zimbres no prefácio do livro Alex Vieira: quadrinhos, arte punk & psicodelia. Com mais de 300 páginas, a publicação reúne quase uma década de produções do artista e editor da Revista Prego, Alex Vieira. Essa trajetória que reúne quadrinhos, desenhos, colagens e arte urbana começou no punk rock com cartazes de shows e capas de discos. 
 
Alex conta que precisou fazer uma curadoria do próprio trabalho para compor o livro, “fui reunindo os materiais de forma natural e percebi que poderia dividi-los em sessões, que mesmo bastante diversas, também dialogam entre si”. Por fim, a obra tem 14 capítulos, começando por Lote 64 & Coletivo Embira, sua primeira exposição individual, que realizou durante uma residência artística na Galeria Homero Massena junto com o coletivo. 
 
Também fazem parte os capítulos Cartazes, Capas de Discos, Colagem, Desenhos, Cadernos, Quadrinhos, Objetos e Arte de Rua. Todos eles com relatos em primeira pessoa sobre a relação de Alex com o conteúdo apresentado. A Revista Prego também ganhou destaque dentro do livro. A publicação já possui seis números lançados e é referência no mercado independente por apresentar novos e também veteranos artistas. 
 
 
Muito do que se encontra nas páginas do livro já foi publicado em outras revistas, zines, exposições, mas conteúdos inéditos foram selecionados para a publicação. Páginas de cadernos engavetados e registros de arte de rua figuram entre as novidades apresentadas.
 
“É a primeira vez que tenho um lançamento só meu e consigo reunir e fazer um registro concreto do meu trabalho que estava disperso em diversos lugares”, diz Alex, muito orgulhoso da sua obra. Apesar de não estar em ordem cronológica, o livro conta a trajetória de Alex na arte até chegar aos quadrinhos e à publicação da Revista Prego. Tudo isso em material de alta qualidade e colorido, além de legendas em inglês para todos os textos para o livro circular mais facilmente pelo mundo, assim como a Revista Prego.
 
 
O responsável pelo prefácio é o artista gaúcho Fabio Zimbres, cujos desenhos influenciaram Alex Vieira desde muito cedo e fazem parte do seu universo criativo. Ele conta que os dois já se encontraram em diversas feiras de zines e costumam trocar quadrinhos. “O Zimbre para mim é um dos caras mais importantes na área de publicação independente. Numa época que não tinha internet, ele trazia para o Brasil quadrinhos que eram muito difíceis de chegar aqui”, diz Alex, que também considera uma honra ter um texto do artista no livro. 
 
Há ainda a participação do músico Fabio Mozine, do selo Läjä Records. Ele também escreve no Quadrinhos, arte punk & psicodelia sobre a parceria estabelecida entre ele e Alex, que tocam juntos na banda Merda. “Mozine é parceiro de longa data, já fiz artes para a gravadora dele, além de sermos colegas de banda. Ele sempre me influenciou na área de distribuição, principalmente na música, mas também me levou para as artes gráficas. Ele e o Zimbre tem estilos bem diferentes, mas que também se encontram e se complementam”, explica Alex.
 
Nesta quinta-feira (20), a partir das 19 horas, haverá o lançamento de Alex Vieira: quadrinhos, arte punk & psicodelia no Prego Espaço de Arte, em Vila Velha, onde Alex já mantém exposições e uma loja voltada para artigos independentes de arte, desde música a literatura. Além do lançamento, também haverá um show gratuito da banda Os Pedrero.
 
“Eu sempre quis fazer um lançamento meu porque na Prego eu lanço muitos artistas, mas tem revista que às vezes sai só uma página minha. Eu edito e faço toda a produção do lançamento, mas quase não lanço nada meu. Desta vez, finalmente, consegui finalizar uma obra só minha”, diz Alex. 
 
Serviço
 
O lançamento do livro de Alex Vieira: quadrinhos, arte punk & psicodelia acontece nesta quinta-feira (20), às 19 h, no Prego Espaço de Arte. Rua Maria Amalia, Posto Castelinho. O livro será vendido por R$ 50.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 12 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/