Domingo, 28 Abril 2024

Atividades culturais gratuitas encerram clubes de leitura sobre livro 'A Brecha'

teatro_cabure_a_brecha_iris_zanetti Iris Zanetti

Uma programação com diversas atividades culturais gratuitas chega no próximo final de semana em Itaúnas, Conceição da Barra, norte do Estado, marcando o encerramento dos clubes de leitura realizados desde fevereiro em comunidades quilombolas do município e também na vila de Itaúnas e centro da cidade.

Espetáculo teatral, cineclube, editora itinerante e exposição de arte integram a programação, que acontece nesta sexta e sábado (26 e 27). Todas as atrações dialogam de alguma forma com o tema dos clubes, em que os participantes discutiram e propuseram novas obras a partir do livro A Brecha - Uma Reviravolta Quilombola.

A abertura acontece às 20h de sexta-feira, com a apresentação da peça Caburé, do Instituto Cultural Tambor de Raiz. O espetáculo narra a resistência do povo negro escravizado em pleno Brasil imperial. A história central é a do Quilombo de Negro Rugério, que conseguiu sobreviver por muito tempo se sustentando principalmente a partir da farinha de mandioca, principal produto da região, que tinha e ainda tem nos quilombolas uma referência de excelência na produção. A peça tem como alguns de seus cenários o quilombo, o mercado, o porto, as fazendas e os caminhos de fuga criados pelos escravizados.

Iris Zanetti
A preparação econômica, bélica e espiritual para conquistar a liberdade dos escravizados é uma das tônicas da obra, que promete provocar grandes emoções no público, além de apresentar como personagens alguns dos mais destacados heróis da resistência à escravidão no local, cujas memórias foram guardadas pela oralidade das comunidades quilombolas e hoje são reverenciadas Brasil adentro. Caburé tem no elenco Didito Camillo, Danilo Lopes, Fábio Cícero e Fabíola Guimarães.

Na manhã de sábado, às 9h, acontecerá o Encontro dos Clubes de Leitura com Entidades Parceiras – Apresentação de Resultados e Encaminhamentos, na biblioteca Hermógenes Lima da Fonseca, no Parque Estadual de Itaúnas. Eles se encontrarão com entidades parceiras para apresentação de algumas produções e fazer encaminhamentos.

Das 9h às 17h, na entrada do parque, ocorrerá a Caravana Combiousa com Biblioteca Itinerante. A Combiousa é inspirada nas caravanas e grupos mambembes, artistas que iam de carroça de povoado em povoado, até chegarem os veículos motorizados atuais. Carrega consigo, além de muitos livros, uma estátua do cavaleiro andante Dom Quixote.

A Caravana e seus diversos projetos já passaram por mais de 20 cidades capixabas e distritos rurais. De assentamentos a universidades, de praças a salas de aulas, sempre levando livros, saraus e filmes, sendo indicada ao Prêmio Candango de Literatura como melhor projeto de Leitura da lusofonia em 2022.

Às 15h, também no parque, acontecerá a exposição Totens, de Henrique Selva, artista mineiro residente há um ano em Conceição da Barra. Sua pesquisa artística procura refletir sobre a espiritualidade manifesta na natureza e nas ancestralidades dos povos originários, indígenas e quilombolas brasileiros. A exposição é uma introdução a um universo a ser redescoberto, em busca do "futuro ancestral" indicado por Ailton Krenak. Na abertura da exposição, o artista pintará um quadro ao vivo. 
Divulgação

A programação finda com o cineclube da Caravana Combiousa, exibindo o filme Contestado, a Guerra Sem Tiros. Com duração de 1h20, direção e roteiro de Cloves Mendes, a obra é uma história esquecida de disputa pela terra entre capixabas e mineiros. O litígio durou 100 anos. Somente em 1963 os governos assinaram o acordo de paz na região no distrito de Bananal, onde está o marco da fronteira entre Mantena (Terra Boa) e Barra de São Francisco (Sentinela Capixaba).

Clubes de leitura

Os clubes de leitura do livro A Brecha, Uma Reviravolta Quilombola contaram com a participação de quilombolas de Conceição da Barra e fazem parte do projeto "Uma Brecha Para Outras Narrativas". O objetivo foi promover reflexões sobre as temáticas abordadas no livro e estimular os participantes a fazer um produto final, que pode ser uma peça teatral, um conto, um novo final para a história lida em grupo ou qualquer outra iniciativa que a pessoa quiser propor.

Os clubes são uma proposta de Jefferson Gonçalves Correia, coautor do livro A Brecha, e foram coordenados por mulheres quilombolas e realizados por meio do Edital 018/2021, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Em cada clube as facilitadoras estimularam os participantes a criar uma produção literária ou teatral sobre a experiência de leitura e debate, suscitando assim diferentes memórias, abrindo uma brecha para outras narrativas.

Divulgação

Em preparação para os clubes de leitura, foram realizadas nos dias 4 e 5 de janeiro oficinas de literatura e teatro na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benônio Falcão de Gouveia, em Itaúnas, com grupos de professores, contadores de história, mestres de Ticumbi e mestres de Reis de Bois. Nessas atividades foi trabalhado o conceito de oralitura, fazendo a convergência entre a linguagem escrita, cantos e contos, tendo A Brecha como um dos instrumentos para impulsionar as produções durante as oficinas.

Livro

A Brecha, Uma Revolta Quilombola é um romance que apresenta o encontro entre um adolescente chamado Fred, morador de Vitória, e Viriato, um garoto quilombola, que se conhecem quando o menino da cidade vai passar as férias no sítio do avô. No decorrer da história, vai sendo apresentada a riqueza cultural do povo do Sapê do Norte, que abrange mais de 30 comunidades, o descaso do poder público, os ataques a esse grupo e sua resistência. Também aborda o Ticumbi, manifestação cultural de Conceição da Barra, protagonizada por negros da região, e que existe somente nesse município.

A publicação foi lançada, de forma online, na Bienal Virtual do Livro de São Paulo, em 2020, por causa da pandemia da Covid-19. No ano seguinte, foi um dos cinco finalistas do 63º Prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Em 21 de janeiro também houve um lançamento na Praça de Itaúnas, em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, dentro da programação da tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/