Terça, 21 Mai 2024

Com festival, Espírito Santo ganha um mês de música erudita

Com festival, Espírito Santo ganha um mês de música erudita


Historicamente tímido, o público capixaba interessado em música erudita se multiplica a cada apresentação. E a tendência é de que a formação e o crescimento dessa plateia se fortaleçam ainda mais com a realização do 1º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, a partir deste domingo (3). O evento busca também ampliar o mercado de trabalho para artistas e profissionais do setor, nas áreas de canto, instrumental e cênica.
 
O festival vai se estender até o final do mês, ocupando o Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. Ao todo, serão apresentados dois concertos de Verdi, um concerto didático de Wagner, um concerto de coros, quatro óperas, um concerto instrumental, além de quatro dias dedicados ao X Concurso Nacional Villa-Lobos, de canto, piano e violão.
 
A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e o festival se tornou possível graças a pesquisas bibliográficas e de campo feitas por produtores e projetistas culturais capixabas, entre os anos 2009 e 2011. 
 
O levantamento, feito com base em estudos de mercado do trabalho dos artistas, bacharéis e técnicos da área, formados ou residentes no Espírito Santo, verificou a dificuldade do artista erudito em seguir com sua formação. Sem grandes motivações, os músicos recém-formados acabam se dedicando à licenciatura ou a outras atividades, como apresentações em casamentos ou em outros espetáculos fora do meio erudito.
 
Após realizar três óperas, em três anos consecutivos (Suor Angelica, de Puccini, Pagliacci, de Leoncavallo, e Così Fan Tutte, de Mozart), a Cia de Ópera do Espírito Santo decidiu realizar o festival a fim de promover a cultura operística como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico, uma vez que o evento vai gerar renda para 300 pessoas, entre cantores, instrumentistas e técnicos.
 
O festival será aberto neste domingo (3) com o concerto Gala Verdi, em comemoração aos 200 anos do compositor italiano Giuseppe Verdi. Sob regência do maestro Helder Trefzger, o concerto contará com a Orquestra Camerata Sesi e o Coro Sinfônico da Fames e terá como solistas as sopranos Rosana Chiavi, da Argentina, Silviane Bellato, de São Paulo, a mezzo soprano Carolina Faria, do Rio de Janeiro, e os capixabas Renato Gonçalves (tenor) e Alessandro Santana (baixo barítono).
 
Na ocasião, haverá ainda uma homenagem à cantora Natércia Lopes, que fará também uma participação especial, ao final do concerto, dividindo o palco do Carlos Gomes com todos os solistas do espetáculo. 
 
Durante todos os dias do festival, será realizada também a exposição Soluções em Figurinos – Mostra Educativa, com Luza Carvalho e Tânia Crivilin, no foyer do Carlos Gomes, sempre das 14h às 18h. A entrada é franca.
 
Serviço
O Festival da Música Erudita do Espírito Santo começa nesse domingo (3), às 20h, com o concerto Gala Verdi. Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Entrada: R$ 15 (meia). Traje: esporte fino. O festival vai até 30 de novembro.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/