Sexta, 19 Abril 2024

Evento marca lançamento de 36 livros da Edufes

Evento marca lançamento de 36 livros da Edufes

Em sua quarta edição, o Prêmio Ufes de Literatura apresenta nesta sexta-feira (6), às 18h, as obras selecionadas em seis categorias, com participação de escritores de diversos estados do Brasil e até no exterior. O evento vai contar com noite de autógrafos com os escritores premiados, pré-lançamento de outros livros, apresentação do coral da Ufes e show com André Prando em homenagem a Sérgio Sampaio.


O diretor da Edufes, que realiza o concurso literário, Wilberth Salgueiro, lembra que o prêmio é um dos poucos, ou talvez o único no país, com esse estilo vindo de editoras universitárias. O principal diferencial está no fato de ser aberto a qualquer autor em língua portuguesa, não restrito à participação de capixabas ou residentes no Espírito Santo. 


Como editora universitária sem muitos recursos, a premiação não é feita em dinheiro, mas com a entrega de 100 exemplares da publicação para cada escritor premiado, além da promoção e material de difusão. "É um estímulo para quem está na literatura, há muitos escritores mas pouca divulgação. É uma contribuição vinda de um órgão público para as artes em geral e para a literatura em especial", afirma Wilberth. "Dá um gás para editora. Como tem como característica a publicação de livros técnicos e científicos, que são a função principal da editora, o prêmio também ajuda a arejar a produção que ganha também com a criatividade e beleza da literatura", explica o diretor da Edufes.


Ao todo foram 683 inscritos somadas as seis categorias: Contos e crônicas; Dramaturgia; Literatura Infantil; Literatura Juvenil; Poesia e Romance. Os vencedores são residentes em São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina e também nos Estados Unidos, no caso o capixaba Felipe Fiuza. A seleção das melhores obras foi feita por bancas para cada categoria formadas por um professor da Ufes e outros dois externos, de outras universidades.


Para a ocasião do lançamento, todos escritores premiados confirmaram presença: Lúcia Nascimento, vencedora na categoria Contos e Crônicas com a obra Ruínas; Eduardo Monteiro, premiado em Dramaturgia pelo texto de Sentença; Flávia Ribas com o livro infantil As Cores de Tó; Cristiane Dias que escreveu o juvenil As Matrioskas; Felipe Fiuza com as poesias que compõem a publicação Ucideia; e Vanessa Maranha, cujo romance A Filha de Mrs. Dalloway ganhou em sua categoria.


Todas as obras serão vendidas com preço promocional de R$ 30 na noite de lançamento. Para quem quiser levar a coleção completa dos premiados, ainda haverá uma segunda oferta, com os seis livros a R$ 90, metade do valor.


Além das obras vencedoras do Prêmio Ufes de Literatura, a Edufes vai aproveitar a ocasião para o pré-lançamento de suas obras recém publicadas. Ao todo são outros 30 livros acadêmico-científicos nas áreas de Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes. Todas terão desconto de 40% nas compras feitas nesta sexta-feira durante o evento.


A abertura do lançamento será com apresentação do Coral da Ufes, seguida do show "André Prando canta Sérgio Sampaio", no Teatro Universitário e noite de autógrafos com os autores que contemplados pelo Prêmio Ufes de Literatura. A entrada é franca.


AGENDA CULTURAL


Lançamento dos livros vencedores do IV Prêmio Ufes de Literatura + Pré-lançamento de 30 livros recém-publicados pela Edufes


Quando:  Sexta-feira, 6 de março, 18 horas


Onde: Teatro Universitário - Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário da Ufes em


Goiabeiras - Vitória/ES


Atrações: Coral da Ufes e show “André Prando canta Sérgio Sampaio” 


Entrada franca

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/