Sexta, 26 Abril 2024

Exposição ocupa a misteriosa Ilha da Pólvora em Vitória

ilha_da_polvora_emilia_amorim_capixaba_da_gema Emília Amorim/ Capixaba da Gema

"Não sair até o rojão estourar" é o provocativo nome da exposição coletiva que ocupa a Ilha da Pólvora, localizada entre Vitória e Cariacica, no local que guarda ruínas de um antigo hospital para tratamento de pacientes de hanseríase e tuberculose em isolamento. A exposição vai de 31 de julho a 7 de agosto, entre 11h e 16h. Expõem os artistas Bruno Zorzal, Bárbara Bragato, Elisabete Finger, Fredone Fone, Luisa Lemgruber, Marcus Vinícius, Natan Dias, Raquel Garbelotti, Rubiane Maia e Thais Graciotti. Para ir, é preciso se inscrever previamente por formulário online, de forma gratuita. Sairão barcos nos horários determinados do pier do Clube de Pesca, no Bairro Mário Cypreste.

LANÇAMENTOS

Documentário mostra riqueza e destruição dos manguezais

Na semana em que se celebra o Dia do Manguezal, o documentarista capixaba Ricardo Sá lançou o curta-metragem Povos do Manguezal do Brasil, no qual registra uma série de belas imagens desse ecossistema fundamental para a reprodução da vida de várias espécies e também fonte de sustento para muitas famílias. Porém, também recolhe depoimentos de pescadores e catadores de mariscos que têm visto os manguezais que marcaram a vida de gerações serem destruídos e poluídos por grandes empreendimentos industriais e extrativistas no Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

César MC lança nova música

Fenômeno do rap nacional, o capixaba César MC voltou a lançar um clipe. Em poucos dias, "Eu preciso voltar com a folhinha", lançado pela Pineapple Storm Records, ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações no YouTube. Na canção, o artista nascido no Morro do Quadro, em Vitória, lembra o início de sua trajetória. "Às vezes precisamos voltar ao passado, pra jamais esquecer o porquê estamos aqui", refletiu o cantor em suas redes. A canção é o primeiro single que fará parte do álbum de estreia de César MC.

POLÍTICA CULTURAL

Conselhos municipais de cultura se renovam

No dia 11 de agosto acontece a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória, que será no prédio da Fafi, sendo metade do colegiado formado por representantes do poder público e outra metade pela sociedade civil. À frente, muitos desafios, como a destinação das sobras dos recursos federais da Lei Aldir Blanc, a morosidade da Lei Rubem Braga e o cumprimento do Plano Municipal de Cultura, que vence em 2024, último ano da gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Na Serra, as inscrições para participar da nova gestão do conselho municipal foram prorrogadas até seis de agosto. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na Setur e na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correia de Loyola, em Valparaiso. Os documentos necessários estão disponíveis aqui. O mandato tem duração de dois anos.

Viana lança edital escolha do hino municipal

Na esteira da comemoração dos 159 anos de emancipação do município, a prefeitura de Viana lançou um edital para escolha de seu hino oficial. Depois de passar por um júri técnico formado por especialistas em História, Música e Literatura, as três composições finalistas passarão por votação pública pela internet para que seja escolhido o vencedor, que será considerado como Hino Oficial do Município de Viana, além de receber um prêmio de R$ 10 mil. O mesmo município está realizando também o Concurso de Fotografias Afetivas "Viana, a cidade é você!". Com inscrições online, o certame tem objetivo de selecionar fotos que retratem a beleza e o cotidiano do município. O prêmio será uma câmera digital Nikon Dslr D3500. Informações sobre os dois concursos podem ser encontradas aqui

OPORTUNIDADES

Concurso cultural seleciona músicas e textos literários

O Partido Comunista Brasileiro no Espírito Santo (PCB-ES) e o Coletivo Vianinha lançaram o 1° Concurso Cultural Haydée Nicolussi, que vai premiar músicas e textos literários. As inscrições ficam abertas até 29 de agosto e o edital está disponível aqui. As obras devem ajudar a "desvelar as contradições e desigualdades da realidade contemporânea". Nascida em Alfredo Chaves, a homenageada Haydeé Nicolussi foi escritora, museóloga, servidora pública e militante comunista.

Ifes cadastra coletivos para Hub Criativo 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Viana está cadastrando agentes culturais coletivos para participarem de atividades de seu projeto "Hub Criativo Virtual", que busca facilitar a construção de redes de colaboração entre coletivos para produção de conteúdos e oferta de capacitações. As inscrições vão até dia 5 de agosto por meio de um formulário online e estão abertas tanto para pessoas físicas como jurídicas. O Hub Criativo Virtual é fruto de uma parceria entre o Ifes, a Secretaria da Cultura (Secult), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/