Dólar Comercial: R$ 5,31 • Euro: R$ 6,29
Sexta, 04 Dezembro 2020

Festival Baleia Jubarte homenageia música capixaba

alex_lima_renato_casanova_facebook Facebook

Em sua quarta edição e marcando o final da temporada de visitação às baleias no litoral capixaba, o Festival Baleia Jubarte terá sua versão online neste domingo (1), às 19h, com uma homenagem à música capixaba, contando com uma banda formada por representantes de algumas das mais importantes bandas das últimas décadas: Amaro Lima, ex-Manimal, Fred, do Macucos, e Renato Casanova, da banda Casaca, além do artista convidado Fábio Carvalho, que também foi do Manimal, as convidadas Beth MC e Tabatha Fher, e uma banda formada por Anderson Xuxinha, Jackson Pinheiro, Leomar e Ricardo Cachalote. O evento vai arrecadar fundos para apoio no tratamento do músico Alexandre Lima, em coma desde 2014. A transmissão será pelo YouTube do Amigos da Jubarte. Para quem tem interesse em passeio para avistar as baleias nos mares do Espírito Santo, as informações estão disponíveis no site Quero Ver Baleia.


Artistas se reúnem para 'Rap Solidário'

Uma seleção de rappers do Espírito Santo participa de uma live para arrecadar doações para o Programa ES Solidário, que dá apoio às famílias impactadas pela crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Chamado de "Rap Solidário", o evento começa às 14h de domingo (1) e será transmitido pelas redes sociais da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e em TV aberta pelos canais da TVE. Na parte musical, participa uma seleção de artistas capixabas formada por Budah, Melanina MCs (foto), Fabriccio, Feijó, Dudu MC, BK, Eric Jack e DJ Miria. O evento ainda vai ter literatura apresentada em um slam e pintura ao vivo com a artista plástica Kika Carvalho, que produzirá obras para serem vendidas e arrecadar doações para o projeto.
Divulgação

Rap capixaba no Sesc Nacional

O rapper capixaba Glauber Gam participa de uma live do Sesc nacional, por meio do projeto Sesc Cultura ConVida, na próxima segunda-feira (2), às 16h30, no YouTube. Na ocasião, ele convida o também capixaba Fredone Fone e o paulista Crônica Mendes para um bate-papo sobre juventude, hip hop e resistência cultural na periferia. 

SIM São Paulo começa com presença do ES 

Começa na próxima semana o SIM São Paulo, maior evento de mercado musical na América Latina, este ano em versão online, com programação de 3 de novembro a 6 de dezembro. Quem representa o Espírito Santo nos showcases é o duo A Transe, formado por Fracesca Pera e Fernando Zorzal, com seu som que vai de folk-tropical a pop psicodélico. Ao todo foram 44 selecionados de 12 países, em meio a mais de mil inscrições. Além das apresentações, o SIM São Paulo terá uma série de debates, cursos e outras atividades, com o desafio de pensar o mercado da música em meio a um momento de profunda crise não só no mundo das artes mas na economia e sociedade em geral. Mais informações do evento aqui

Divulgação

Viajante: espetáculo online e gratuito 

O ator Luiz Carlos Cardoso interpreta o espetáculo Viajante, da Companhia do Outro, que realiza sua primeira temporada online, gratuita, que terá início neste sábado (31), às 19h, no canal da companhia no YouTube. Com texto e direção de Fernando Marques, a obra teatral fala dos encontros e desencontros de um viajante em suas andanças. Devido à enchente no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, seguida do início da pandemia, o projeto teve que ser remanejado para o formato online. Viajante ainda será exibido para cinco escolas de Cachoeiro, seguido de um bate-papo online com os alunos.

Últimos dias para auxílio emergencial a trabalhadores 

Termina na próxima quinta-feira (5) o prazo para artistas e trabalhadores da cultura que tiveram sua renda impactada pela pandemia se inscreverem para solicitar auxílio emergencial por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc. A solicitação deve ser feito por meio de cadastro no site Mapa Cultural ES (mais informações no site da Secult). Além disso, muitos municípios também estão abrindo chamadas para direcionar os recursos da lei nacional. Entre as novidade da semana estão a abertura da solicitação para espaços culturais em Vitória, também via Mapa Cultural ES, e o lançamento dos editais de seleção para projetos em Vila Velha, disponíveis na plataforma Prosas.

Manifesto Capital da Cultura entregue a candidatos 

Lançado a nível nacional e apresentado também aos candidatos à prefeitura de Vitória, o manifesto Capital da Cultura, que reúne propostas para o setor cultural, já tem uma agenda de encontros, na qual produtores e artistas estarão dialogando com os candidatos. O primeiro a assinar as propostas na capital foi Gilbertinho (Psol), na noite de sexta-feira (31). A reunião com Fabrício Gandini, que teria sido antes, foi adiada pela segunda vez após o anúncio de contágio por Covid-19 do candidato e será remarcada. A agenda segue diária na próxima semana com Mazinho dos Anjos (PSD) no dia 3, Sérgio Sá (PSB) no dia 4, Namy Chequer (PCdoB), no dia 5, e Neuzinha (PSDB) e João Coser (PT) no dia 6 de novembro.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 04 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection