Domingo, 28 Abril 2024

Filme 'Desterro' terá sessão única em Vitória

desterro_divulgacao Divulgação

CINEMA

Sessão especial de longa nacional no Cine Metrópolis

Desterro, filme da premiada cineasta Maria Clara Escobar, que conta com atuação de Barbara Colen, uma das protagonistas de Bacurau, terá uma sessão especial e única no Cine Metrópolis na segunda-feira (26), contando com presença da atriz e da diretora. Com carreira de documentarista, Maria Clara estreia na ficção com este longa que teve première do destacado Festival de Roterdã, na Holanda. O filme estreou no circuito nacional no último dia 22 e é distribuído pela Embaúba Filmes. O roteiro, que fala da relação de uma mulher com o mundo, dá sequência à investigação de Maria Clara sobre o que pode significar família e tenta traçar possíveis futuros.

MÚSICA

Marrien Calixte Festival na Casa do Governador 

A 3ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival já tem data e local marcados. Será nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque Cultural Casa do Governador, antiga residência oficial, em Vila Velha. Como na edição anterior, o evento será gratuito, mas com entrada limitada. O Marien Calixte concorre ao Prêmio Profissionais da Música 2023, na categoria Festival Instrumental e Jazz. A escolha por voto popular segue até dia 29 pelo site do PPM

DANÇA

Encontro de dança une ES e RJ 

Vão até dia 9 de outubro, as inscrições gratuitas para participar do UniversiEncontro de Dança Carioxaba, evento que chega à sua sexta edição no dias 4 e 5 de novembro, no Centro Universitário Vale do Cricaré, em São Mateus, norte do Estado. O projeto, que tem como foco a dança, mas também inclui outras linguagens, terá oficinas, espetáculos, rodas de conversa, mostra de dança, grupos de trabalho e outras atividades. A programação completa e as inscrições pode ser realizadas pelo site https://universiencontro.com.br.

LITERATURA

Anaximandro Amorim lança seu décimo livro

O escritor Anaximadro Amorim lançou na última semana, em Vitória, A Euforia do Corpo, sua décima obra literária, editada pela Patuá, uma das mais importantes editoras independentes do Brasil. O livro de poesias está à venda nos sites da editora e do autor. Neste sábado, Anaximandro lança a publicação também na III Feira Literária de Cariacica (Flicari), às 14h. Na próxima quinta-feira (29), será a vez de Vila Velha receber o lançamento, que será na Academia de Letras de Vila Velha, na Prainha, a partir das 19h. Na ocasião haverá venda do livro, autógrafos e palestra com o autor. Muito atuante na cena local, o escritor propõe na nova obra uma reflexão sobre o corpo humano em suas dimensões poética, filosófica, metafísica e biológica.

ESPAÇOS CULTURAIS

Triplex Vermelho é inaugurado em Vitória 

Apesar de já receber atividades diversas deste 2019, foi inaugurado nessa sexta-feira (23), o Centro Cultural Triplex Vermelho, após o término das reformas e restauros. A programação contou com mais de 10 atrações e mostrou ao público o novo visual interno e externo do edifício que abrigou o Hotel Imperial e agora é destinado para atividades artísticas, culturais e políticas ligadas à esquerda.

Thelema debate Desencarceramento 

Outro espaço cultural no Centro de Vitória, o Thelema, realiza na próxima terça-feira (27), às 18 horas, mais uma edição do Papo de Varanda, evento mensal que discute temas socialmente relevantes. 

Desta vez o tema é "A luta pelo desencarceramento no Brasil e no Espírito Santo", contando com participação de representantes do movimento Desencarcera ES.  O formato é de uma roda de conversa entre todos presentes, em conversa informal e ao ar livre.

ELEIÇÕES

João Coser realiza reunião sobre cultura 

Como disse na última semana, vários candidatos ao executivo e legislativo vem colocando a cultura em pauta em suas campanhas. Na última quarta-feira, foi a vez do ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), que concorre a uma vaga de deputado estadual. O local escolhido para o encontro foi o Bar da Zilda, tradicional reduto do samba no Centro de Vitória. Coser ressaltou que a cultura teve destaque em sua administração na Capital, que teve então uma política mais robusta e agradou boa parte do setor. "O mandato de deputado estadual precisa ser um instrumento em favor dos interesses da população, por isso eu assumo o compromisso de continuar caminhando ao lado de vocês, valorizando, incentivando a arte e o artista capixaba", afirmou.

MEMÓRIA

Projeto oferece bolsa para coletivos e artistas 

Buscando implementar uma plataforma online para reunir produções de arte e cultura contemporânea no Espírito Santo, o projeto Arquivo Independente vai selecionar até 10 pessoas ou coletivos que atuaram ou ainda são atuantes na cena cultural capixaba, de diversas áreas e interesses. Com uma bolsa de R$ 500, eles vão atuar de 11 a 28 de outubro, recebendo acompanhamento de pesquisa para envio de diversos materiais sobre suas trajetórias. O projeto, para além de mapear, sistematizar e disponibilizar informações sobre tais iniciativas, também produzirá uma investigação que gerará também contribuições inéditas, produzidas pelas pesquisadoras do projeto. Todo o material será divulgado gratuitamente pela plataforma a ser criada e lançada em Novembro de 2022. Inscrições aqui.

FORMAÇÃO

Estúdio público contribui para formação e desenvolvimento musical de jovens 

Inaugurado há dois meses no Território do Bem, em Vitória, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) está com seu Estúdio de Música em pleno funcionamento, com gravações, edições e formações, que são acompanhadas pelos DJs Jhonatas, WG e Nenê, que utilizam o estúdio para suas produções e também para ensinar outros jovens da região. O estúdio pode ser agendado gratuitamente de segunda a sexta-feira, de 13h às 20h30, e aos sábados, de 9h às 12h, por jovens de 15 a 24 anos residentes nos bairros do Território do Bem. O CRJ fica na Rua Daniel Abreu Machado, 383, em Itararé, e o telefone para contato é (27) 99900-6092. Programa do governo estadual para localidades com alto índice de violência, os CRJ já estão presente em 13 bairros do estado.

Divulgação

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/