Sexta, 03 Mai 2024

Fotógrafo capixaba expõe com Sebastião Salgado na França

Fotógrafo capixaba expõe com Sebastião Salgado na França
O Museu Europeu de Fotografia (Maison Européenne de la Photographie - MEP), em Paris, recebeu de setembro de 2013 ao início deste ano a exposição “Genesis”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. Após circular por diversos países, inclusive o Brasil, a maior exposição da carreira de Salgado chegou à França com um diferencial: além das imagens que já compunham a mostra, esta contou com registros do Instituto Terra, feitos pelo fotógrafo capixaba Leonardo Merçon.
 
 
O Instituto Terra, localizado em Aimorés (MG), é uma instituição criada por Salgado e sua esposa, Lelia Wanick, que preserva e gerencia a primeira região degradada a ser reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN). Em pouco mais de uma década, a antiga fazenda de mais de 7 mil hectares de área degradada foi amplamente recuperada e hoje é habitat de diversas espécies de fauna e flora. E para mostrar a vida que habita a região, Sebastião Salgado convidou em 2011 o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, presidente do Instituto Últimos Refúgios.
 
Em um trabalho que durou cerca de um ano, Merçon realizou no Instituto Terra ações similares às que desenvolve há cerca de sete anos no Espírito Santo à frente do Instituto Últimos Refúgios. Trata-se de fotografias e ações de sensibilização ambiental que visam à despertar na sociedade o interesse pela preservação da natureza, além de criar um inédito banco de dados e imagens sobre a Mata Atlântica. Em Aimorés, Merçon registrou as espécies vegetais e animais existentes na região, incluindo animais em risco de extinção, como a jaguatirica.
 
As fotos realizadas no Instituto Terra fizeram parte de uma exposição secundária, dentro da programação de “Genesis”, e Leonardo Merçon participou com mais de 40 fotografias. “Conhecer e receber esse convite de Sebastiäo e Lélia Salgado foi uma experiência fantástica, principalmente por me proporcionar estar próximo a pessoas que admiro tanto, pelo trabalho e pelas iniciativas humanitárias. Fiquei extremamente honrado pelo convite, ainda mais agora ao ver o resultado do meu trabalho exposto lado a lado ao de Salgado”, conta Merçon.
 
 
Instituto Últimos Refúgios
O Instituto Últimos Refúgios é uma iniciativa socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, que desenvolve importante papel no diálogo sobre a preservação de áreas ambientais. Seguindo o lema “as pessoas só protegem o que sabem que existe”, o Instituto atua na sensibilização ambiental através dos registros fotográfico e audiovisual de áreas naturais preservadas.
 
A partir da produção de livros fotográficos e documentários, o Instituto desenvolve diversas atividades com foco na preservação do meio ambiente. A principal delas é voltada para a educação, com ações realizadas em instituições de ensino, que já contemplou cerca de dois mil alunos da rede pública, de faixa etária entre 7 e 12 anos.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/