Segunda, 20 Mai 2024

Novo filme de Asghar Farhadi volta a retratar as relações entre casais

Novo filme de Asghar Farhadi volta a retratar as relações entre casais
O iraniano Ahmad (Ali Mosaffa) mora com a esposa francesa Marie (Bérénice Bejo) e os filhos em um subúrbio parisiense, depois de muitas brigas, ele abandona a família e retorna para o Irã. Depois de quatro anos separados, Marie decide pedir o divórcio e Ahmad retorna para Paris para rever as filhas e confrontar a esposa. 
 
Ao chegar, Ahmad descobre que a mulher se envolveu com um homem árabe chamado Samir (Tahar Rahim). Além disso, a relação entre mãe e filha esta muito complicada porque a menina não aceita o novo relacionamento. O diretor Asghar Farhadi consegue articular diversas subtramas que cruzam a história principal, como o relacionamento de Samir com sua ex-mulher e sua filha, sem cair no melodrama. 
 

 
A história de O Passado trata de relações familiares e valores, que estão muito arraigados na religião, na moral e na ética. O diretor iraniano é conhecido por tratar o seu país e os dramas familiares de forma bastante original. O seu segundo filme, A Separação (2011), foi indicado ao Oscar 2012 como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, e ganhou na segunda categoria. 
 
Em O Passado, os personagens são impedidos de viver o presente até que resolvam suas pendências. Apesar das histórias cruzadas todas convergem para a mesma questão, as dificuldades das relações humanas. O drama também questiona os valores e as certezas dos personagens e mesmo que ligado a realidade iraniana, O Passado se torna uma história universal. 
 
Serviço
 
O Passado (Le Passé, França, 2014, 130 minutos, 14 anos)
 
Cine Jardins – Shopping Jardins:  Sala 2. 21h (a partir de sábado)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/