Quinta, 18 Abril 2024

​Orquestra convida quatro rappers capixabas para concerto conjunto

cesar_mc_divulgacao Divulgação

MÚSICA

Quatro artistas participam do concerto Rap Sinfônico 

Divulgação

Com o nome de Rap Sinfônico, um concerto nos próximos dias 19 e 20 de maio vai reunir a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob regência do maestro Helder Trefzger, e grandes nomes capixabas do rap. Estarão presentes cantando César MC, Budah, Melanina MCs e Beth MC, artistas que vêm conquistando público dentro e fora do Estado. 

A primeira apresentação do Rap Sinfônico será no dia 19, às 20h, no Sesc Glória, em Vitória, e a segunda no dia 20, também às 20h, no Parque da Prainha, em Vila Velha, sendo que nesta última a entrada é gratuita. Nos últimos anos, a Oses vêm realizando diversos concertos especiais com seus músicos dialogando com ritmos como o rock e manifestações da cultura popular capixaba, como Congo e Ticumbi.

POLÍTICA CULTURAL 

Secretários lutam por derrubada do veto a leis de incentivo à cultura

A semana foi de diálogos, articulações e pressões em Brasília pela derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projetos da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, que descentralizam recursos federais da cultura para serem aplicados em estados e municípios, a primeira em caráter emergencial e a segunda de modo permanente e anual. Uma comitiva foi organizada pelo Fórum de Secretários Estaduais e Municipais de Cultura, tendo à frente o secretário de Cultura do Espirito Santo, Fabricio Noronha, junto a nomes como a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Entre as reuniões da comitiva, estiveram encontros com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM). Pacheco se comprometeu a pautar a questão, que deve ser apreciada em sessão conjunta das duas casas legislativas. Aprovados com ampla maioria com a pressão do calendário eleitoral, a expectativa é que o veto presidencial possa ser revertido pelo Congresso, forçando assim sua sanção, para que possam começar a valer.

AUDIOVISUAL

ABD realiza mostra de filmes capixabas no Cine Metrópolis

Com o retorno de atividades presenciais, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba) realiza, no próximo dia 25, uma edição especial da Mostra Produção Independente, principal janela de exibição anual do cinema feito no Espírito Santo, que nos últimos anos aconteceram de forma virtual. Na ocasião, serão exibidos os filmes vencedores destas edições. O evento acontece no Cine Metrópolis, a partir das 19h.

Documentário aborda história da Igreja e Irmandade do Rosário

Está no ar o filme Rosário dos Homens Pretos, documentário da multiartista Ariny Bianchi que aborda os silêncios sobre a história de homens e mulheres negros que ergueram templos de aquilombamento em Vitória. A obra, toda em preto e branco, conta com imagens da Igreja do Rosário e seu entorno, no Centro da Capital, entrevistas e performances do artista Fabrício Hundou. Confira:

Filme sobre Paneleiras será apresentado no Babado Bar

O Caminho das Mãos, obra cinematográfica de Jamilda Bento e Ricardo Sá que fala sobre o ofício das Paneleiras de Goiabeiras, patrimônio imaterial do Brasil, e dos desafios impostos durante a pandemia, será lançado no próximo domingo, às 18h, no Espaço de Arte e Entretenimento Babado, que fica próximo à entrada do Galpão das Paneleiras. A exibição da obra, realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, será seguida de um breve bate-papo com a equipe realizadora do filme e uma apresentação da Banda de Congo Panela de Barro.

CULTURA POPULAR

Banda de Congo perde um de seus expoentes

Divulgação
Falando no congo de Goiabeiras, o bairro perdeu na semana que passou um importante componente de seu tecido cultural. Faleceu Marcos Pereira, instrumentista e cantador, que participava da Banda de Congo Panela de Barro e também de festejos remanescentes na região, como Boi Estrela, Folia de Reis e Cantigas de Roda. Entre 2011 e 2012, ele viajou com outros griôs do bairro mostrando a cultura capixaba por vários estados, no projeto Sonora Brasil Sesc.

FORMAÇÃO

Aula online aborda Afrofuturismo

O artista plástico e roteirista Thiago Balbino realiza, no próximo dia 28, às 14h, uma aula online com o tema "Afrofuturismo – Uma Janela para o Futuro (Afrofuturismo: Estética, filosofia e construção criativa)", sobre o movimento político, filosófico e estético, que tem como base "a elaboração de novos mundos onde a cultura negra pode existir e prosperar com seu máximo potencial". O curso tem valor de R$ 50 e será realizado pelo Google Meet, com máximo de 50 participantes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ou no perfil do instagram @casa__da__barra.

DANÇA

Festival Vix de danças acontece em maio

Está se aproximando a data do 1º Festival de Danças Populares de Vitória, realizado pelo Grupo Andora, que acontece de 26 a 29 de maio. As atrações já vêm sendo divulgadas, com grande pluralidade. Além do grupo anfitrião, estão confirmadas atrações como o Jongo de Santa Ana (Conceição da Barra), Banda de Congo Beatos São Benedito (Vila Velha), Grupo Estirpe (Mucurici), Mamburé Danzas Folclóricas (Vitória), Grupo Pilger Der Hoffnung (Cariacica), Alardo de São Sebastião (Conceição da Barra), Grupo Folclórico Aruanda (Minas Gerais), Grupo Eita (Paraíba). Mais informações aqui.

LITERATURA

Nova vaga para imortal na Academia de Letras

Anaximandro Amorim

Estão abertas, até o dia 1º de agosto, as inscrições para a vaga da cadeira 35 da Academia Espírito-Santense de Letras, que era ocupada por Rômulo Salles de Sá, falecido em fevereiro aos 98 anos, e tem como patrono Jerônimo de Souza Monteiro. As inscrições devem ser enviadas por correspondência anexando currículo, livros e comprovação de trabalhos publicados. O edital está disponível no site https://www.ael.org.br/. A eleição será feita no dia 8 de agosto, em reunião da AEL.

Biblioteca Comunitária Alecrim realiza campanha de doações

Uma biblioteca comunitária focada na cultura africana, afrodiaspórica e indígena, com especial atenção para publicações infantis, envolta de um quintal de plantas medicinais. Esse é o sonho antigo da Biblioteca Comunitária Alecrim, aos pés da Fonte Grande, em Vitória, idealizado pela educadora e pesquisadora antirracista Mara Pereira, doutoranda em Educação pela Ufes. Depois das dificuldades da pandemia, o projeto vem retomando sua organização, e para abrir as portas, iniciou uma campanha de doações para aquisição de acervo de livros, mudas de plantas medicinais, reformas e recursos necessários para sua preparação, inauguração e continuidade. As doações podem ser feitas por Pix com a chave aleatória 
c9e53bd0-f015-43dd-9b16-823fd5ad40d4. O contato pode ser feito pelo e-mail ou pelo Instagram @bibliotecaalecrim

FOTOGRAFIA 

Exposição reúne primórdios da fotografia do Espírito Santo

O Museu do Colono de Santa Leopoldina recebe, a partir do dia 24 de maio, às 18h, a exposição Sonhos de Imortalidade: carte de visite / carte cabinet / processos fotográficos, que traz alguns dos primeiros registros do surgimento e desenvolvimento da fotografia no Espírito Santo e no Brasil, datados da segunda metade do Século XIX. A curadoria é de Paulo de Barros, que selecionou retratos do acervo do próprio museu com imagens de alguns dos primeiros fotógrafos que se estabeleceram no Estado, como Albert Richard Dietze, Joaquim Ayres e Felix Bartels. As visitas são gratuitas, do dia 25 de maio a 23 de julho, de terça a sábado, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (27) 3266-1250.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/