terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Oses celebra a Bossa Nova em concerto inédito

Nas próximas quarta (12) e quinta-feira (13), canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Toquinho, Vinicius de Moraes e Ary Barroso serão apresentadas ao público pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). Sob a regência do maestro Leonardo David e com participação do pianista Jorge Saadi, o concerto inédito Bossa Nova Sinfônica acontecerá no palco do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória.
 
Os ingressos, a preços populares, podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro.
 
Segundo com o Maestro Titular da Oses, Helder Trefzger, “não é de hoje que Vitória tem uma ligação íntima com a Bossa Nova”. Para contar um pouco mais dessa história e se apresentar como solista, o maestro convidou o pianista popular capixaba Jorge Saadi, que se dedica ao piano desde a infância, quando abraçou a Bossa Nova, a moderna MPB e o Jazz.
 
De família de professores de música clássica, Jorge Saadi optou pela forma popular. Estudou música com renomados professores, como Nacib (RJ), Bandeirante (SP), Maurício de Oliveira (ES), Odila Pimentel (ES), dentre outros e apresentou-se para importantes nomes da música nacional e internacional, como Sarah Vaughan, e em espaços como a Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
 
De acordo com Jorge Saadi, nomes ligados a Vitória e ao Espírito Santo, como Maysa, Nara Leão, Roberto Menescal e Cariê Lindenberg, dentre outros, conviveram com Tom Jobim, Newton Mendonça, Carlinhos Lyra, Silvinha Telles e Tamba Trio e acompanharam esse movimento musical no Rio de Janeiro. “A Bossa Nova influenciou na forma de cantar e tocar o samba, por sua harmonização, pelas suas típicas melodias e pela sua divisão rítmica ímpar”, diz o pianista.
 
Para essa apresentação a Oses contará com arranjos especiais feitos pelos reconhecidos músicos capixabas Luiz Vanderlei Rocha e Rafael Rocha e também pelo músico e professor baiano, Wellington das Mercês.  O concerto terá ainda a participação do contrabaixista da Orquestra Sinfônica, Fernando Rueda, que acompanhará o pianista em algumas das canções.
 
REPERTÓRIO
 
Brasil Bossa Nova: T. Jobim/N. Mendonça/M. Valle/P.S. Valle/Arr. L.V. Rocha
Bossanovística (Trilogia: Dindi, Falando de Amor, Insensatez): T. Jobim/Arr. W. das Mercês 
Salve, Salvador (Coqueiro de Itapuã, Tarde em Itapuã, Na Baixa do Sapateiro): D. Caymmi/Toquinho/V. Morais/A. Barroso/Arr. W. das Mercês 
Costa Pereira: J. Saadi/Arr. R. Rocha/Arr. de piano J. Saadi 
Vitória-Rio Flight: J. Saadi/Arr. R. Rocha/ Arr. de piano J. Saadi  
Viver o Rio e Vitória: J. Saadi/Arr. R. Rocha/ Arr. de piano J. Saadi 
Devaneio: Cariê Lindenberg/Arr. Jorge Saadi e R. Rocha/ Arr. de piano J. Saadi 
Samba de uma nota só: T. Jobim/Arr. J. Saadi e R. Rocha/ Arr. de piano J. Saadi 
Águas de março: T. Jobim/Arr. J. Saadi e R. Rocha/ Arr. de piano J. Saadi 
 
Serviço
O concerto Bossa Nova Sinfônica será apresentado nesta quarta (12) e quinta-feira (13), sempre às 20h, no Teatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)

Mais Lidas