Sexta, 26 Abril 2024

Para onde vai a cultura de Vitória com Pazolini?

republicanos_leonardo_sa_-6 Leonardo Sá

POLÍTICA CULTURAL

"Sincericídio" derruba secretário de cultura

Grito da Cultura

O fato político que fechou a semana capixaba é que chegou ao fim a gestão bastante conturbada de Luciano Gagno à frente da secretaria de Cultura de Vitória. Com ações questionadas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, por vereadores e pelo movimento Grito da Cultura, ele caiu após a valente ativista Deborah Sabará, da Associação Gold, fazer um Boletim de Ocorrência (BO) por LGBTfobia, depois do gestor afirmar que as ações para esse público não faziam parte da política da atual gestão. Sendo que o Manifesto LGBTQIA+, para o qual pedia apoio, é um evento cultural importante, que reúne grande público e já faz parte do calendário de eventos que acontecem anualmente do município, tendo sido apoiado diversas vezes pela prefeitura.

Exoneração 'a pedido'

Em nota oficial, a prefeitura informou que o pedido de desligamento teria vindo do próprio Gagno. "Manifesto categoricamente meu irrestrito respeito por toda a população LGBTQI+ e afirmo que, em momento algum houve qualquer declaração ou conduta de minha parte que pudesse levar a outra interpretação. Com o objetivo de possibilitar a isenção na apuração dos fatos alegados, solicitei meu desligamento do cargo", disse o secretário. O "sincericídio", dito em reunião com presença de integrante da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), foi mais um dos deslizes muito estranhos para um professor e doutor em Direito, que modificou as notas e resultado de um edital e não cumpriu a execução prevista da Lei Rubem Braga. Quando acusado de intervir no resultado do edital da Lei Aldir Blanc, porém, nem Gagno nem Pazolini sugeriram que o então gestor se afastasse do cargo para apuração dos fatos. Vale lembrar que a semana na política nacional foi marcado por outro "sincericídio" de um capixaba, o senador Marcos do Val (Podemos).

O que esperar de Pazolini? 

O que pode vir depois da exoneração do secretário parece bastante incerto. O fato é que, em seus primeiros meses, o prefeito Lorenzo Pazolini mostrou não ter nomes nem projeto para a pasta. Luciano Gagno, inicialmente nomeado como subsecretário, só assumiu a titularidade da pasta mais de 100 dias depois do início do mandato, tendo a prefeitura ficado mais de quatro meses sem secretário. Nesse período, a subsecretária de Comunicação Valéria Morgado acumulou cargos e foi interina, o ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli, correligionário do prefeito no Republicanos, foi convidado publicamente, abusou dos holofotes, mas recusou o cargo, e a vice-prefeita Capitã Estéfane, chegou a ser nomeada mas nunca assumiu a função, sendo exonerada logo em seguida após protestos de membros do setor. Nenhum deles realmente ligados de fato à área da cultura. De fato, fechado o ciclo de Gagno, pode ser que Pazolini novamente surpreenda esse setor. Se para bem ou para mal, ainda não se sabe.

Desafios são muitos

Os desafios que esperam o próximo gestor da pasta não são poucos: fazer a Lei Rubem Braga voltar a funcionar com regularidade; avaliar o Plano Municipal de Cultura e preparar um novo, já que o atual se encerra junto à gestão Pazolini; dar conta dos volumosos recursos federais oriundos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, quer representam uma oportunidade única de abundância para investimentos mas também um desafio burocrático à parca estrutura da secretaria; pressionar internamente para que o município regularize sua condição para participar dos editais Fundo a Fundo. Gagno, que nem tinha trânsito na área da cultura e nem grande experiência no meio político, tentou fazer política voltada para os aliados e acabou se dando mal. Agora, o período eleitoral diminui as chances de indicação de algum quadro político reconhecido, já que quase todos eles estarão focados nas eleições, o que pode abrir espaço para uma indicação mais técnica. Seria importante para tentar tirar Vitória, tradicionalmente na vanguarda das políticas culturais no Estado, de constantes manchetes negativas. Porém, motivos para otimismo ainda não há entre os agentes culturais da capital. Os próximos capítulos dirão.

Edital busca fortalecer culturas rurais 

Com inscrições abertas até o dia 1º de agosto, o chamamento público Cultura da Terra vai selecionar três organizações da sociedade civil (OCSs) para receber prêmio de R$ 350 mil para iniciativas que auxiliem na estruturação, formação e capacitação para produtores rurais inseridos em territórios culturais. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O edital e os formulários de inscrição estão disponíveis em https://secult.es.gov.br/editaisdechamamento.

FOTOGRAFIA

Exposição traz fotos históricas do congo capixaba 

O Ponto de Memória do Congo da Serra, que funciona na sede da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC Serra), em Serra Sede, inaugura na próxima quarta-feira (14), às 18h30, uma exposição de fotos do jornalista e fotógrafo Rogério Medeiros, reunindo 45 imagens registradas da manifestação cultural desde a década de 1970 até os anos 2000. O acervo, organizado por Apoena Medeiros, também fotógrafo e filho de Rogério, foi doado para o acervo permanente da ABC Serra. A seleção final foi feita pelos próprios integrantes da Associação. O evento contará ainda com exibição de três vídeos da Roda de Memória de Mestres, Rainhas  e Festeiros do Congo Serrano.

Na segunda-feira, a associação lança online, em seu canal no YouTube, um playlist com sete videoclipes com toadas tradicionais do congo e a tradicional canção Vapo, com arranjos sinfônicos feitos pelo maestro Helder Trefzger, contando com participação de bandas de congo da Serra, da Banda Estrela dos Artistas e da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. 

Retratos Quilombolas em Conceição da Barra 

Depois de rápidas passagens por Vitória e São Mateus, a exposição Retratos Quilombolas: Múltiplos Olhares chega à Casa da Barra, em Conceição da Barra, onde fica de 11 a 24 de julho. As imagens expostas são fruto de oficinas realizadas pelo coletivo Sementes de Gratidão junto a jovens das comunidades quilombolas da região de Sapê do Norte. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, e aos sábados de 10h às 14h.

AUDIOVISUAL

Filme mostra trajetórias de estudantes de Central Carapina 

Dirigido pelo cineasta Gustavo Moraes, o documentário Adolescer, que retrata quatro estudantes de uma escola pública em Central Carapina, bairro da Serra, que resolveram agir para transformar a realidade do colégio, foi disponibilizado temporariamente nos canais online da TVE. A partir da última semana de agosto, a obra estará disponível em diversas plataformas como IC Play, Videocamp, Box Brasil (Box Prime), Canal Curta!, TV Tamanduá, Cine Brasil e Festival no Youtube do Instituto Unibanco.

MÚSICA

Léo de Paula lança série de vídeos sobre percussão

Mariana Garcia

Percussionista de longa trajetória e autor do excelente álbum autoral Grão: Território Percussivo, Léo de Paula lançou seu novo site (www.leodepaula.com.br), onde reúne suas músicas, textos sobre as obras, fotografias, biografia e informações sobre oficinas ministradas por ele. O músico também traz uma série de quatro vídeos, com lançamento semanal durante o mês, sobre percussão e ritmos brasileiros, publicados também em seus canais no YouTube e Instagram.

DANÇA

Festival internacional de dança passará pelo Espírito Santo 

Sabrina da Paz

Baixo Guandu, em 21 de julho, e Vitória, em 22 e 23 de julho, recebem o Dança em Trânsito, festival que completa 20 anos de existência circulando por aproximadamente 30 cidades brasileiras e até por Paris. O projeto reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. Programação e mais informações podem ser encontradas no site: www.dancaemtransito.com.br⁣. 

EVENTOS

Viana realiza Caminhada EcoCultural 

Divulgação

Patrimônios naturais, históricos e culturais do município de Viana são os destaques da 21ª Caminhada EcoCultural, que acontece no dia 24 de julho, a partir das 7h, com um percurso de 13 quilômetros saindo do Parque de Exposições de Viana Sede e indo até a Igreja Nossa Senhora D'Ajuda (foto), em Araçatiba. A inscrições devem ser feitas até o dia 20 de julho, no site http://caminhadaecocultural.viana.es.gov.br, sendo que os primeiros 1500 inscritos ganham uma camisa alusiva à atividade. O evento faz parte da comemoração dos 160 anos do município e o trajeto pode ser feito a pé ou de bicicleta. 

Músico jamaicano se apresenta pela primeira vez no ES

O cantor jamaicano Robert Lee se apresenta no dia 16 de julho no Fusion Dub que acontece a partir das 22h no Sítio Paraíso, em Jacaraípe. Nascido em Kingston, capital da Jamaica, ele começou a carreira muito jovem a gravou seu primeiro som em 1987, tendo lançado vários hits em seu país, o berço de estilos como o reggae, dub e dance hall, principal desenvolvido pelo artista. Por aqui, Lee se apresenta junto com Alessandro Grd e Maruan, da banda Ganjah Mountain (RJ) e Jojo Borges. O evento ainda terá como selectas Leandro Bonfim, Radicaly Sound e Mr Tee. Mais informações pode ser obtidas no Instagram do Fusion Dub.

Suco de cultura na Serra 

Para quem quiser "aquecer" até o Fusion Duba, uma boa oportunidade é o evento Suco!, que acontece neste sábado (9) no espaço cultural ENFU, idealizado pelo artista Gentil em Laranjeiras, na Serra. A atividade busca reunir várias linguagens da cultura urbana e em sua terceira edição, o evento terá sessões de rimas de improviso com Fredone Fone e Brau Beats, DJ Leandro Bonfim com dance hall, flash tattoo com Érico Caetano, exposição do artista Zaki, uma pequena feira com produtos e trabalhos de artistas urbanos, uma mostra de vídeos de skate, além de comida, cerveja e suco natural. O evento acontece de 17h às 22h na Rua Santos Dumont, 265, com entrada com contribuição solidária.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 2

AGMARCARIOCA AMIGO DO MITO em Segunda, 11 Julho 2022 20:33

CULTURA IGUAL JOGO DE FUTEBOL,VIVE DO INGRESSO PAGO,PARABENS AO PREFEITO RESPONSAVEL

CULTURA IGUAL JOGO DE FUTEBOL,VIVE DO INGRESSO PAGO,PARABENS AO PREFEITO RESPONSAVEL
Seu Madruga em Terça, 12 Julho 2022 12:15

Parabéns prefeito Pazolini, nosso imposto é para saúde, educação e segurança pública, chega de bancar militância com dinheiro público.

Parabéns prefeito Pazolini, nosso imposto é para saúde, educação e segurança pública, chega de bancar militância com dinheiro público.
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/