Sexta, 17 Mai 2024

Pedro Fonseca ??? Fotografia revela imagens de Vitória nos anos 40

Pedro Fonseca ??? Fotografia revela imagens de Vitória nos anos 40
A sensibilidade do olhar observador de Pedro Fonseca conseguiu capturar cenários noir de uma Vitória que poucos conheceram, uma cidade que ainda era repleta de natureza e que nem esboçava os contornos urbanísticos que existem hoje.
 
A exposição Pedro Fonseca – Fotografia, que será aberta na próxima segunda-feira (31), faz um recorte da obra desse grande fotógrafo reconhecido nacionalmente. A mostra é uma produção conjunta da Agência Porã em parceria com a Galeria OÁ.
 
Para o jornalista e fotógrafo Rogério Medeiros, as fotografias de Pedro Fonseca têm dois aspectos importantes. O primeiro é o tempo que ele fotografou, a década de 40, que mostra uma cidade em transformação. "Com as imagens de Pedro podemos reencontrar uma Vitória cercada pela natureza e sem os prédios e as pistas que hoje a sufocam”, diz Rogério.
 
Outra característica da fotografia de Pedro era a forma como ele trabalhava a luz e a sombra, sabendo “trabalhar como ninguém a luz dos trópicos, que é muito bonita, mas também muito difícil de dominar”, explica. 
 
Além do mero saudosismo, a mostra também é uma forma de resgatar o nome de Pedro Fonseca e trazê-lo para um novo público e uma nova geração de fotógrafos. “O conjunto da obra de Pedro está em nível internacional. Ele não foi apenas um nome do Estado, era conhecido em todo o Brasil e foi um dos fotógrafos convidados para registrar a inauguração de Brasília”, conta Rogério.  
 
 
Rogério fala com entusiasmo do fotógrafo porque foi com Pedro que ele aprendeu a fotografar. “Eu costumava mostrar as fotografias que eu tirava para ele avaliar e Pedro sempre as corrigia e me orientava a melhor maneira de trabalhar com luz e sombra”, lembra. Além dos ensinamentos, Pedro Fonseca também deixou Rogério como responsável pelo seu arquivo, que agora realiza essa exposição como gratidão. 
 
A mostra Pedro Fonseca – Fotografia reúne 22 imagens originais que trazem recortes de uma realidade moldada pela sensibilidade. São fotografias de praias com os pescadores, regiões ainda sem as grandes avenidas, o porto antigo, os bondinhos e lugares onde hoje são os aterros, possuem prédios e deram espaços para novos bairros. “As imagens vão fazer inveja naqueles que não viveram essa época”, afirma Rogério. 
 
Sobre Pedro Fonseca 
 
Pedro era conhecido como o fotógrafo das sombras e das luzes. Nascido em Minas Gerais, ele se mudou para Vitória ainda no início dos anos 40, marcando forte presença na imprensa local e nacional, sendo comumente solicitado para documentar os principais episódios do Espírito Santo. Documentou a inauguração de Brasília como um dos um dos primeiros fotógrafos brasileiros selecionados pelo Cerimonial da Presidência da República. 
 
Em Vitória, participou do movimento fotográfico cada vez mais emergente, sendo um dos fundadores, em 1946,  do Fotoclube do Espírito Santo, na companhia dos fotógrafos Érico Hauschaild, Magid Saad, Paulo Bonino, Nilton Pimenta, Roberto Viana, entre outros. 
 
Dos nobres Salões Capixabas de Arte Fotográfica, organizados pelo Fotoclube entre 1948 e 1978, Pedro Fonseca foi um dos principais expositores. Época em que os Salões Fotográficos e Fotoclubes cresciam no país e no exterior, levando as obras de Pedro Fonseca a ganharem notoriedade, conquistando prêmios e medalhas nos salões e concursos no Brasil e no exterior.
 
Na companhia de sua inseparável câmera fotográfica, a bordo de sua Vemag Branca, Pedro Fonseca foi vítima de um enfarte, falecendo em abril de 1971, e deixando para trás uma crônica visual de sua época sem igual. Uma Vitória em transformação, repleta de orgulho e esperanças, que hoje se perpetua pelo olhar desse artista.
 
Serviço
 
A exposição Pedro Fonseca – Fotografia será aberta nesta segunda-feira (31), na Galeria OÁ. Rua Aprígio de Freitas nº 50 – Consolação???Vitória. Visitação 1 de abril a 17 de maio.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/