Sexta, 19 Abril 2024

Pomitafro será realizado em agosto em Vila Pavão

pomitafro_pmvp PMVP

EVENTOS

Pomitafro acontece em agosto 

PMVP

Festa tradicional no município de Vila Pavão, no noroeste do Espírito Santo, a Pomitafro já tem data marcada para sua 13ª edição. Vai ser entre os dias 19 e 21 de agosto, depois de dois anos sem realização por conta da pandemia de Covid-19. Como sugere o nome, a festa busca um caráter intercultural unindo três grupos étnicos importantes na formação socio-histórica do município: pomeranos, italianos e africanos. 

Entre os destaques estão a eleição das rainhas de cada grupo e também os desfiles pelas ruas dos grupos culturais. Uma das novidades é a confecção dessas bonecas representando a rainha de cada um desses grupos, que serão oferecidas como lembrança a visitantes, jurados e autoridades presentes.

Encontro de Folia de Reis confirmado em Muqui 

Secult-ES

Já Muqui, no sul do Estado, está com todo um calendário de eventos traçado até o fim do ano. Em agosto, Mês do Folclore, os grupos de cultura popular do município devem realizar atividades ao longo do mês, embora o maior evento do tipo, o Encontro Nacional de Folia de Reis, que acontece há mais de sete décadas no município, vai ficar para o dia 10 de dezembro neste ano. Em agosto também tem o Festival de Cerveja Artesanal (de 5 a 7), em novembro o Festival de TV e Cinema de Muqui (Fecim), entre dias 11 e 14, e o 1º Festival Gastronômico, de 21 a 27. O calendário completo está disponível aqui. Vale lembrar que Muqui tem um dos mais importantes sítios históricos do Espírito Santo.

Festival de Música em Jardim Camburi  

O Cine Teatro Ribalta, localizado em Jardim Camburi, realiza seu Festival de Música Inverno. No dia 16 de julho, as atrações são o gruitarrista Gean Pierre, com seu show Caieiras e o cantor e compositor Edvan Freitas, trazendo canções inéditas e obras de seus dois álbuns. Já na outra semana, dia 30 de julho, quem se apresenta são os violonista de sete cordas Fábio do Carmo e Jonas Féli, com o show Notícia banguela. As atrações começam às 19h30 e os ingressos podem ser adquiridos no Sympla ou pelo Whatsapp (27) 98837-6806.

PATRIMÔNIO 

Restauração do Radium Hotel em Guarapari avança 

Vitor Taveira

Depois de caminhar para ser concedido à iniciativa privada para virar um spa, o Radium Hotel, construção histórica no Centro de Guarapari, sacramentou seu destino para virar um Centro de Inovação para o Turismo, em parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Federal do Estado (Ifes), incluindo auditório, salas, laboratórios, biblioteca, museu, café e uma reforma em todo entorno do imóvel para abrigar uma área de gastronomia e convivência. O projeto arquitetônico foi doado por empresas e o governo corre para dar início às obras antes do fim da atual gestão.

EXPOSIÇÃO 

Instalação capixaba participa de Bienal Internacional 

Divulgação

A comunidade da Piedade, em Vitória, ganhou destaque na Bienal Internacional de Arquitetura, que termina neste domingo (17), em São Paulo capital. O projeto Ativar Piedade, desenvolvido em parceria entre Cidade Quintal e Árvore Casa das Artes, que deu cores ao entorno a partir de pesquisas e participação dos moradores, virou uma instalação no Centro Cultural de São Paulo (CCSP), onde circulam diariamente cerca de 2 mil pessoas. Ali os visitantes puderam observar o mapa do local de intervenção, ouvir histórias da comunidade narradas pela benzedeira Sandra Reis, ver fotos do processo, e "entrar" na Piedade por meio de um óculos de realidade virtual, que permite simular o percurso das intervenções. 

HOMENAGEM

Ex-secretário de Vitória tem prêmio cancelado 

Exonerado a pedido da Secretaria de Cultura de Vitória depois de denúncia de homofobia pela ativista Deborah Sabará, Luciano Gagno teve suspensa a entrega do Troféu Benemérito do Samba pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba). A diretora da entidade informou a decisão por suas redes sociais, numa nota em que se solidariza com a população LGBTQIA+. No ano passado, na gestão de Gagno, a capital capixaba recebeu a Conferência Nacional do Samba (Conasamba). No lugar de Luciano, quem ocupa o cargo, a princípio interinamente, é o advogado Thiago Benezolini, que era subscretário até então. Não se sabe se será substituído em breve, efetivado, ou ainda se Gagno retornará ao posto, como especulam alguns.

MÚSICA

Mukeka di Rato lança single com novo vocalista

Agora tendo Fepaschoal à frente dos vocais, o consagrado grupo de hardcore Mukeka di Rato lançou seu primeiro single na nova fase, depois de um tempo sem novidades. A música é Fracasso Humano e a identidade é a mesma que marca historicamente a banda: um hardcore cru, com som pesado, letra gritada, crítica social e um bocado de deboche.

Outra novidade musical da semana, já num tom bem mais good vibes, foi o lançamento do clipe De repente, quarta canção autoral apresentada pelo Sambasoul.

LITERATURA

Academia de Letras realiza simpósio latino-americano 

No próximo dia 23 de julho, a Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) promove o I Simpósio Internacional Diálogos Latino-Americanos, que terá como destaque as obras de dois escritores centroamericanos: Rubén Darío, da Nicarágua, e Juan Ramón Molina, de Honduras, que foram contemporâneos e viveram entre final do século 19 e início do século 20. Entre os debatedores estão membros da AEL e convidados. A atividade vai ser online, entre 14h e 18h30 pelo canal do Centro Cultural Sesc Glória no YouTube.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/