Sexta, 03 Mai 2024

Websérie Pedal debate ciclomobilidade na Grande Vitória

Websérie Pedal debate ciclomobilidade na Grande Vitória
O cicloativismo na Grande Vitória vem crescendo cada vez mais e a prova disso são as bicicletadas, que pedem mais respeito aos ciclistas e a construção de ciclovias, inclusive na terceira ponte e em locais onde o uso de bicicleta é muito intenso e ocorrem acidentes. A partir disso, a websérie Pedal vai mostrar os benefícios desse modal, pontuando direitos e deveres do ciclista. O primeiro episódio estreia, online, nesta quarta-feira (22), às 14h
 
 
O diretor da série, Ramon Zagoto conta que a ideia de produzir a série surgiu quando ele próprio começou a pedalar e percebeu que existia pouca estrutura para os ciclistas em Vitória. “A série é uma forma de divulgar a bicicleta como modal e incentivar o seu uso e, além disso, pressionar o poder público a promover mais segurança aos ciclistas”, diz Ramon. O primeiro episódio será lançado no youtube e na página do facebook da Pedal. 
 
A série conta por enquanto com três episódios que abordam o comportamento de motoristas de veículos automotores, pedestres, ciclistas e suas impressões sobre a infraestrutura da Grande Vitória para a ciclomobilidade. Ramon explica que o primeiro episódio tem um caráter mais introdutório e mostra pessoas comuns que usam a bicicleta como meio de transporte e contam suas histórias, medos e os motivos que os levaram a pedalar.
 
“Neste primeiro episódio mostramos a designer Juliana Colli (foto acima), que mesmo com uma bicicleta pesada e morando em um prédio sem bicicletário e elevador, sobe as escadas do apartamento carregando a bicicleta todos os dias. Outro personagem é o jornalista Luiz Nemer Neto (foto abaixo), que apesar de trabalhar no caderno de veículos, tem a consciência que o carro não é a única alternativa ao transporte público”, explica Ramon. 
 
 
Já o segundo episódio, que ainda esta sendo finalizado, faz uma análise sobre a mobilidade urbana na Grande Vitória e traz depoimentos de um urbanista e de um cicloativista. O terceiro episódio está em fase de produção, mas Ramon já adianta que ele pretende gerar uma mobilização da sociedade civil para reivindicar mais infraestrutura aos ciclistas capixabas.
 
A websérie Pedal conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do edital de Web TV. Por enquanto, a equipe está trabalhando na captação de recursos para finalizar os dois últimos episódios, dependendo da verba que conseguirem a intenção é produzir mais episódios para a série. Os episódios 2 e 3 devem ser lançados no decorrer do primeiro semestre de 2014.
 
A utilização da bicicleta como meio de transporte alternativo ao uso de veículos automotores apresenta uma tendência de crescimento no mundo todo. Principalmente agora que a Grande Vitória vive um momento de crescimento que atrai cada vez mais pessoas para ocupar seu território a procura de emprego e habitação. Tal aglomeração requer um novo planejamento urbano e novas escolhas pessoais de mobilidade.
 
Nesse contexto, a bicicleta aparece como modal alternativo e sustentável. O diferencial da série Pedal é não associar a bicicleta apenas ao esporte ou ao lazer, mas sim como um modal urbano. “A ideia da série não é mostrar a bike como a solução para o problema da mobilidade no meio urbano, mas como uma das possíveis alternativas", diz o diretor Ramon. 
 
Serviço
A websérie Pedal estreia esta quarta-feira (22), às 14h, na página do Facebook da série www.facebook.com/pedalgv

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/