Sexta, 26 Abril 2024

Grupo de mães protesta contra transferência do NAAH/S para o Tancredão

maes_eficientes_naahs2_creditosDivulgacao Foto: Divulgação

O grupo Mães Eficientes Somos Nós realizou uma manifestação na tarde dessa quinta-feira (17), em frente ao Palácio Anchieta, contra a transferência do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) para a Escola Oral Auditiva, que funciona no Tancredão, na Ilha do Príncipe, em Vitória. Além disso, o Governo Renato Casagrande anunciou que a equipe do Núcleo será dispensada, não havendo atendimento em 2021. "O NAAH/S é um núcleo de referência que precisa ser fortalecido para que todos da periferia tenham acesso", diz a coordenadora do Mães Eficientes Somos Nós, Lúcia Mara Martins dos Santos. 

Atualmente, o NAAH/S funciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, na Praia do Suá, assim como o Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que também será transferido para o Tancredão. A transferência ocorrerá devido ao fechamento da escola no próximo ano, pois, de acordo com o Governo do Estado, será preciso dar início a uma obra de reconstrução do colégio em 2022, já que o prédio se encontra ameaçado. 

A decisão de fazer o protesto no Palácio Anchieta se deu após o grupo encaminhar nessa segunda-feira (14) um pedido de reunião com o governador e o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, mas sem obter resposta. Os manifestantes ficaram na porta do Palácio obstruindo a passagem das pessoas. Eles portavam cartazes com frases em defesa do fortalecimento do Núcleo. De acordo com Lúcia Mara, devido ao protesto, o grupo foi convidado para conversar com representantes do Governo do Estado, que afirmaram que até a próxima terça-feira (22) será marcada uma reunião entre o Mães Eficientes Somos Nós, o governador e o secretário de Educação.
Manifestantes impediram a entrada das pessoas no Palácio. Foto: Divulgação

Lúcia Mara afirma que se não houver, até a data estipulada, uma resposta por parte do Governo do Estado, o grupo irá acampar no Palácio Anchieta.

O NAAH/S faz atendimento especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação, oferecendo serviços de enriquecimento curricular. Segundo a professora Adriane Nascimento Nunes, que atua no NAAH/S, o público do Núcleo é principalmente de alunos de escolas estaduais. "Apesar do talento, elas estão em situação de vulnerabilidade e o único ambiente de formação intelectual e desenvolvimento criativo é a escola. As famílias são de baixa renda e no NAAH/S elas têm possibilidade de potencialização, abertura de horizontes" diz Adriane. 

O protesto dessa quinta-feira (17) não é o primeiro. Na tarde dessa segunda-feira (14), foi feita uma manifestação contra o fechamento do CAP, do Núcleo e da Escola Paes Barreto, organizado pela comunidade escolar, com concentração na própria unidade de ensino. Depois, os manifestantes seguiram para a porta da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/