Sexta, 19 Abril 2024

Inscrições abertas para curso destinado a mulheres vítimas de violência em VV

Inscrições abertas para curso destinado a mulheres vítimas de violência em VV

Estão abertas até o próximo dia sete as inscrições para a turma do projeto “Mulher Superando o Medo” no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. A iniciativa tem como público-alvo mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo é oferecer curso de educação financeira, além de disponibilizar atendimentos psicossociais, fazer levantamento das demandas psicológicas e encaminhamento para o Centro de Atendimento à Vida (Cav) e para o Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Vila Velha (Cranvive). 


As inscrições podem ser feitas pelo site www.institutowin.com.br/mulher ou pelo e-mail . A primeira turma foi concluída no dia 20 de fevereiro, na Assembleia de Deus de São Torquato. A outra começou nessa segunda-feira (2) e a próxima, em Terra Vermelha, terá início no próximo sábado (7).  As aulas, semanais, acontecerão sempre aos sábados, nos dias sete, 14, 21 e 28 de março e quatro de abril, sempre das 8h às 12h


As alunas receberão capacitação em educação financeira com ênfase no aumento da renda e terão o direito de uso de um aplicativo para orientação. Elas receberão mensagens motivadoras, além de terem acesso ao controle das finanças de forma prática. O app inclui, ainda, o botão do Disque-180, caso precisem fazer alguma denúncia, além de dicas de combate à violência. Entre os assuntos abordados ao longo do curso estão prevenção e combate à violência, apresentação dos serviços da rede pública de saúde, TPM (Treinamento de Inteligência Emocional), conceitos básicos de finanças, controles financeiros, introdução ao empreendedorismo, marketing pessoal, como elaborar um curriculum e atendimentos psicossociais.


O curso busca contribuir para a autonomia financeira da mulher que sofre violência doméstica. Segundo o Observatório Brasileiro de Segurança Pública, em 2019, 33 mulheres foram assassinadas no Espírito Santo. A maioria pelos próprios maridos (33%) ou companheiros (21%). 


Justiça pela Paz em Casa


O projeto "Mulher Superando o Medo" foi lançado durante a abertura da 15ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, em novembro de 2019. A ideia é da economista Isabel Berlinck, com a realização do Instituto de Inovação Win e apoio institucional do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides). 


A iniciativa possui apoio financeiro da Fundação Rotária, dos distritos 4751 e 3522 do Rotary Internacional, Rotary Club Vitória Mata da Praia, Rotary Club Taipei_Taiwan, Rotary Club Vila Velha Praia da Costa e Rotary Club Ituzaingo Maroñas Uruguai. Foi firmado também um termo de cooperação com a Prefeitura de Vila Velha. 


Segundo o secretário executivo do Rotary Club Mata da Praia, Antônio Lacourt, o "Mulher Superando o Medo" promete transformar vidas. “Nós esperamos abrir a mente dessas mulheres para receber o novo, que é a educação financeira, para mostrar que, sabendo administrar o pouco recurso que elas têm oriundos de suas atividades, elas vão conseguir sair desse ciclo de violência. Com isso, buscaremos também mais pessoas para se associarem ao Rotary Club e participarem de ações sociais semelhantes a esta. Nossa missão é conectar o mundo e abrir oportunidades”, disse Lacourt. 


A juíza da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, Hermínia Maria Azoury, enfatizou a importância da parceria. “A nossa luta é incentivar mulheres. A presença de projetos como esse traz um upgrade para a vida pessoal e profissional de mulheres que sofrem com a violência doméstica. Muitas delas são dependentes dos algozes e ficam na inércia, sem se posicionarem por conta desta dependência afetiva e econômica dos provedores”, ressalta a juíza.


De acordo com a prefeitura, a parceria com diversas instituições, especialmente com o TJES, é importante. “A Constituição Federal estabelece que a política pública de assistência social tem de ser centrada na família. Sem proteção social não há proteção policial. Vila Velha está se alistando neste movimento em defesa das mulheres”, afirmou o prefeito Max Filho (PSDB).


O projeto oferece tradução em Libras para mulheres surdas e conta com voluntários da área de recreação, que ficarão com os filhos das participantes durante as aulas, no mesmo local.


Mais informações pelos telefones (27) 99730-3300 e (27) 98115-5324. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/