Quinta, 25 Abril 2024

Membros da Human Rights Watch vêm ao Estado para reunião no TJES

Integrantes da entidade internacional de direitos humanos Human Rights Watch vêm ao Estado nesta sexta-feira (5) para uma reunião com os membros da Comissão de Enfrentamento e Combate à Tortura do Tribunal de Justiça do Estado (TJES). 

 
A entidade se dedica à proteção de direitos humanos em todo o mundo, lutando contra a discriminação, pela liberdade política e contra tratamentos desumanos, também oferecendo justiça às vítimas. 
 
Durante a reunião também deve ser apresentado um relatório de mais cem páginas com votos proferidos pelo Judiciário nos últimos anos em julgamentos de violações de direitos registradas no Estado, principalmente aqueles referentes aos esquartejamentos ocorridos na Casa de Custódia de Viana, no início dos anos 2000. 
 
Os representantes da Human Rights Watch vêm ao Estado depois de tomarem conhecimento das denúncias de práticas de tortura contra 52 detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVVIII), que sofreram queimaduras nas nádegas depois de ficarem sentados por horas no cimento quente em janeiro deste ano. 
 
O atendimento médico só aconteceu seis dias após o fato e ainda assim as feridas dos detentos eram profundas. 
 
Mudanças 
 
O juiz Marcelo Loureiro, coordenador da Vara de Execuções Penais e que chegou a responder pela presidência da Comissão durante as férias do desembargador Willian Silva teve designação cessada na Comissão de Enfrentamento e Combate à Tortura do TJES. 
 
A modificação na composição foi publicada nesta quinta-feira (4) no Diário da Justiça. O substituto do magistrado na comissão é mo juiz Eliazer Costa Vieira.  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/