Quinta, 28 Março 2024

'Plano irá suprir lacuna da falta de políticas públicas para a juventude no Estado'

projeto_juventude_SEDH SEDH

Entre as próximas segunda e quinta-feiras (19 e 22), a juventude capixaba se reunirá em plenárias regionais virtuais para debater uma reivindicação antiga: a elaboração do Plano Estadual de Políticas da Juventude. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia de cada plenária. Para se inscrever, basta acessar o site JuventudES. O Plano, segundo o vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Ramon Matheus, irá direcionar as ações do governo pelos próximos 10 anos e "suprir a lacuna da falta de políticas públicas para a juventude no Espírito Santo".

Ramon destaca que as inscrições são direcionadas principalmente para jovens de 15 a 29 anos, mas pessoas de fora dessa faixa etária, como gestores e profissionais que atuam em projetos voltados para a juventude, também podem participar. A elaboração do Plano é considerada um dos maiores desafios da atual gestão do Cejuve, que tomou posse em setembro de 2020.

Nesse período de 10 meses de atuação dos atuais conselheiros, o primeiro passo para concretizar o Plano foi uma consulta pública que ficou disponível durante seis meses no site da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), quando foram coletadas as reivindicações da juventude.

Posteriormente, relata Ramon, foi formada uma comissão com seis representantes da sociedade civil e quatro do poder público para sistematizar e organizar o Plano com base nas informações coletadas por meio da consulta pública. O documento tem 11 eixos: participação social, educação, saúde, segurança pública, cultura, mobilidade urbana, meio ambiente, liberdade de expressão e comunicação, esporte e lazer, mercado de trabalho, e igualdade e diversidade. Segundo Ramon, foi baseado no Estatuto da Juventude.

Com a realização das plenárias virtuais regionais, esse documento será apresentado para apreciação dos jovens, que poderão formular novas propostas e fazer adequações.

As plenárias dos dias 19, 20, 21 e 22 de julho contemplarão, respectivamente, os públicos das regiões sul, norte, central e metropolitana. Durante os encontros serão eleitos os delegados que participarão de uma plenária prevista para agosto. Nela, a juventude irá formatar a versão final do Plano.

Outra conquista da juventude capixaba em 2021 foi o anúncio da implementação, no segundo semestre deste ano, de duas unidades dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), uma em Feu Rosa, na Serra; e outra em Terra Vermelha, Vila Velha. O projeto faz parte do programa Estado Presente.

Juventude negra à frente de Conselho Estadual até 2022

Wallace Vargas e Ramon Matheus assumiram o comando do Cejuve. Jovens negros são as principais vítimas de homicídios no Estado
https://www.seculodiario.com.br/direitos/juventude-negra-a-frente-de-conselho-estadual-ate-2022

Pandemia impõe desafios à mobilização da juventude

Miguel Intra, presidente do Cejuve, destaca necessidade de criação do Fundo e do Plano estaduais do setor
https://www.seculodiario.com.br/direitos/pandemia-e-um-dos-desafios-impostos-a-mobilizacao-da-juventude

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/