Segunda, 29 Abril 2024

Evento pelo fim do bloqueio dos EUA traz a Vitória o cônsul-geral de Cuba

Pedro_Monzon_Barata_cuba_arquivopessoal Arquivo Pessoal

Pedro Mónzon, cônsul-geral de Cuba no Brasil, e a socióloga Jasely Fernandez Garrido, sua esposa e conselheira de assuntos acadêmicos do consulado cubano, residentes em São Paulo, participarão do debate da etapa estadual da 27ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba (Conasol), que será realizada no Triplex Vermelho, Centro de Vitória, no próximo dia 15, das 8h30 às 13 horas. O evento terá entre os expositores o advogado Homero Mafra, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES).

O cônsul chega a Vitória no dia 14 e, juntamente com a esposa e comitiva, visitam o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Sato (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, e em seguida almoçam com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos). Às 16 horas, terá encontro com representantes de partidos políticos, sindicatos e parlamentares, no Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES).

No dia 15, a Conasol no Espírito Santo começa com um café da manhã para convidados e palestrantes oferecido pelo armazém do campo Casa Verde-ES, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O evento é parte de um movimento internacional pelo fim do bloqueio imposto pelos Estados Unidos há 60 anos, por força de lei emitida pelo então presidente John Kennedy, do Partido Democrata, que afeta a população cubana e é alvo de protesto em vários países, além de ser reprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dos problemas que a ilha caribenha atravessa atualmente é a falta de medicamentos, apesar de possuir um dos sistemas de medicina mais avançado do mundo, uma das melhores faculdades da área, e ainda um excelente sistema de saúde preventiva.

Durante a Conasol, o Comitê de Solidariedade a Cuba divulgará, também, a campanha de adoção de medicamentos básicos para Cuba, que serão levados pelas brigadas pelo fim do bloqueio, que estarão em Havana no dia 27 deste mês. Vitamina C, Complexo B, Ácido Fólico, Ibuprofeno, Paracetemol, Amoxilina, Diclofenaco e Paracetamol estão na lista dos produtos solicitados. As doações poderão ser feitas pelo telefone (27) 9993-39196.

O bloqueio

Em 3 de fevereiro de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, assinou a ordem presidencial 3447, que declarou o embargo total ao comércio com Cuba, invocando a Lei de Comércio com o Inimigo de 1917.

No 60º aniversário do bloqueio, o governo cubano emitiu a seguinte nota repudiando a decisão: "A partir de então, a política de cerco e asfixia econômica se consolidou como eixo central da estratégia destinada a restringir o direito legítimo dos cubanos de defender sua soberania e forjar um projeto emancipatório, alheio à dominação imperialista".

O comunicado lembrou que os prejuízos acumulados nestas seis décadas ultrapassam os 144,4 bilhões de dólares a preços atuais, uma quantificação que o governo cubano atualiza todos os anos.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/