Sábado, 27 Abril 2024

Eustáquio de Castro assume Reitoria da Ufes no próximo dia 24

eustaquio__sonia_FotoDivugacao Divulgação

O mandato do novo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, tem início no próximo domingo (24), conforme nomeação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Diário Oficial desta quarta-feira (20). Eustáquio, que é professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), atuará durante o quadriênio 2024-2028.

A nomeação da vice-reitora eleita, a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes, é realizada pelo reitor, após o início do seu mandato.

Com a nomeação de Eustáquio, a Ufes volta a ter um reitor escolhido pela comunidade acadêmica. O atual, Paulo Vargas, foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), embora a professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e atual secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, tivesse sido a escolhida na consulta feita à comunidade acadêmica e a que teve maioria de votos na lista tríplice enviada ao Governo Federal.

A "Chapa 10 – Nossa Ufes: Incluir, Construir, Transformar", encabeçada por Eustáquio e Sônia, venceu a consulta à comunidade acadêmica, realizada em novembro último, com 53,9% dos votos válidos. A "Chapa 20 - Ufes+", de oposição ao atual reitor, era encabeçada por Edinete Maria Rosa, professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), e tinha como vice Maria Lúcia Teixeira Garcia, docente do Departamento de Serviço Social. Elas obtiveram 46,1% dos votos válidos.

Em dezembro último, Eustáquio também ganhou na votação do Colégio Eleitoral. Ele recebeu 53 dos 60 votos e compôs uma lista tríplice, junto a Louisiane Nunes, em segundo lugar; e Patrícia Rufino, em terceiro. A professora Sonia Lopes obteve 51 votos e também ficou em primeiro lugar no Colégio Eleitoral da Ufes, que é formado pelos membros dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores. A votação foi uninominal, ou seja, cada integrante votou em um candidato a reitor e, separadamente, em um candidato a vice-reitor.

A consulta à comunidade acadêmica contou com a participação de 7,6 mil votantes, num universo de 29,5 mil aptos, ou seja, 26% participaram do processo eleitoral. Na separação por segmento, compareceram às urnas 67,6% dos professores, 66,76% dos técnicos e 19,79% dos estudantes. A chapa 10 obteve 698 votos dos professores, 759 dos servidores técnico-administrativos e 1,9 mil dos estudantes. Já a chapa 20, obteve 487 votos dos professores, 448 dos técnicos e 3,2 mil dos estudantes. Foram registrados, ainda, 15 votos brancos e nulos entre os docentes, 29 entre os técnico-administrativos e 36 entre os estudantes.

Por ocasião da vitória na consulta, Eustáquio avaliou que a escolha da comunidade universitária foi pautada "na experiência e postura profissional mostrados nos cargos de gestão e na carreira acadêmica" e na aposta e um projeto coletivo. Ele afirmou que sua gestão vai atuar com "efetividade e afetividade". Eustáquio apontou que efetividade é no que diz respeito a "um serviço efetivo voltado para a gestão pública", e afetividade seria "o foco no ser humano e no ambiente que o cerca". "Universidade não pode ser uma bolha, não pode ter um fim nela própria, é a sociedade a razão de sua existência", disse.

Durante a campanha, a "Chapa 10" buscou abarcar mais apoiadores dentro da própria comunidade acadêmica. Já a "Chapa 20" evidenciou que possuía entusiastas entre representantes de movimentos sociais e figuras que ocupam cargos políticos. Uma delas foi a professora Ethel Maciel.

Eustáquio e Sônia vencem consulta para Reitoria da Ufes

Chapa alcançou 53,9% dos votos válidos, contra 46,1% da concorrente. Consulta contou com 7,6 mil votantes
https://www.seculodiario.com.br/educacao/chapa-de-eustaquio-e-sonia-vence-consulta-para-reitoria-da-ufes

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/