Quinta, 28 Março 2024

Trabalhadores da Educação alertam para mais casos de Covid nas escolas

escolacoimbraeliseu_aguadoce_mapionet Mapio Net

Trabalhadores da Educação alertam que casos de Covid-19 têm surgido em estabelecimentos de ensino da Grande Vitória e interior, gerando preocupação da comunidade escolar. Entre as unidades em que há pessoas com resultado positivo para a doença estão a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francelina Carneiro Setúbal, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sebastião Coimbra Elizeu, no Centro de Água Doce do Norte, no noroeste do Estado. Em São Roque do Canaã, como informado por Século Diário no último sábado (31), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio David Roldi precisou paralisar suas atividades durante 15 dias.

Segundo trabalhadores da escola de Vila Velha, há um caso confirmado de aluno. O colégio aguarda resultados de mais quatro casos entre professores. Se confirmado algum deles, a escola terá que paralisar as atividades presenciais temporariamente. Eles explicam que, a partir de dois casos, essa medida pode ser tomada. Pais e alunos não se sentem seguros, como reforçam, por isso, o número de estudantes que comparecem às atividades presenciais tem sido reduzido desde o início do retorno às aulas autorizado pelo governo, em 13 de outubro.

"É sempre a sensação de muita insegurança. É difícil também a comunicação com os alunos por causa da máscara. A gente tem que forçar a voz, falar mais alto para eles poderem escutar", dizem os professores. Na escola de Água Doce do Norte, segundo apontam os trabalhadores, há um caso confirmado de professor e os demais terão que ser testados, o que ocorrerá nesta quinta-feira (5). Eles relatam que a realidade de insegurança não e diferente da relatada em Vila Velha.

As categorias de trabalhadores afirmam que, na escola de ensino fundamental e médio, somente 14 estudantes têm comparecido às aulas. "Para os pais não vale a pena mandar para a escola no final do ano, faltando menos de dois meses para o término das aulas. Os professores estão segurando a barra. Não tem o que fazer. A Secretaria de Educação [Sedu] não dialoga. O secretário [Vitor de Angelo] decide e a gente tem que acatar", dizem. 

Escola fechada 

A Escola David Roldi, em São Roque do Canaã, noroeste do Estado, está fechada após o registro de quatro casos de Covid-19 entre funcionários. O colégio foi fechado em 26 de outubro. 

De acordo com a Sedu, a Superintendência Regional de Educação de Colatina, que supervisiona as unidades de ensino da região, informa que "todas as medidas foram tomadas, conforme orienta os protocolos da Sedu em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)". Os profissionais que tiveram contato com as pessoas contaminadas foram afastados e estão sendo testados. "Dos alunos que compareceram à escola, todos foram testados e o resultado deu negativo para Covid", garante por meio de nota.

O educador Swami Bérgamo, do coletivo de professores Resistência e Luta,contesta a eficácia do protocolo sanitário. "A situação de São Roque mostra que não é aplicável e não contém a pandemia", criticou. Para ele, a responsabilidade pelos casos registrados nas escolas "está na conta do governo".

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/