Terça, 14 Mai 2024

Jornalista vence causa contra advogado que recebeu mas não trabalhou

O 4º Juizado Cível de Vila Velha julgou procedente o pedido de danos morais da jornalista Marisol Salles Barbosa e condenou, nesta segunda-feira (19), o advogado Gustavo Bassini Schwartz ao pagamento R$ 22,5 mil por danos morais.



Schwartz ainda foi sentenciado a devolver a quantia de R$ 1, 5 mil à jornalista, equivalente ao valor pago por ela para que o advogado representasse a vítima em um processo judicial. O advogado nunca ajuizou a causa no Poder Judiciário.



Segundo os autos do processo, além de negligenciar a demanda requerida por Marisol Barbosa, depois de instaurado o processo nº 0018298-19.2012.8.08.0035, no qual configura como réu, o advogado passou a usar de meios suspeitos para prejudicar o andamento processual. Gustavo faltou às duas audiências de conciliação marcadas no Fórum de Vila Velha.



Na primeira, justificou o não comparecimento com um atestado médico de quatro dias em nome do seu filho, mas o documento não tinha a classificação internacional da doença (CID) e falava que o menino precisava de “afastamento de trabalho”.



Outro artifício utilizado por Schwartz como justificativa para faltar à audiência foi, duas horas antes da oitiva, protocolar representação contra o juiz alegando suspeição (impedimento) do magistrado em julgar a demanda. Há suspeita que a assinatura do documento é falsa.



O advogado também foi condenado a pagar multa no valor de 1% da causa e arcar com as custas processuais e os honorários advocatícios. A cópia integral dos autos do processo será enviada à Chefia do Ministério Público Estadual e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que apurem as irregularidades cometidas.



Tramitam na Justiça capixaba pelo menos mais 10 processos similares contra o advogado Gustavo Bassini Schwartz.

 

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/