Domingo, 05 Mai 2024

Ministro da Justiça recebe listas tríplices de candidatos ao STJ

Ministro da Justiça recebe listas tríplices de candidatos ao STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, entregou na manhã desta sexta-feira (22) ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as listas tríplices de candidatos às duas vagas de ministro na corte. O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), Samuel Meira Brasil Júnior, disputa a cadeira aberta com a aposentadoria do Massami Uyeda.



A lista também é completada pelos desembargadores estaduais Paulo Dias de Moura Ribeiro (São Paulo) e José Afrânio Vilela (Minas Gerais). A segunda lista tríplice, para preenchimento da vaga aberta após a ida do ministro Teori Albino Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF), é formadas pelos desembargadores federais Néfi Cordeiro (TRF4), Ítalo Fioravanti Sabo Mendes (TRF1) e Regina Helena Costa (TRF3).



De acordo com informações do STJ, o ministro da Justiça encaminhará as listas à presidente Dilma Rousseff, que vai indicar um nome de cada uma delas para o Senado. Os escolhidos passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e, posteriormente, terão a indicação votada no plenário daquela Casa.



Ao todo, a presidente Dilma vai escolher os ocupantes de três vagas de ministros do STJ – uma outra lista foi enviada no início do mês com os candidatos à vaga aberta com a aposentadoria do ministro César Asfor Rocha, destinada aos membros do Ministério Público dos estados e Federal. O promotor de Justiça capixaba Creumir Guerra participou da eleição para a formação da lista, mas acabou não sendo escolhidos pelos atuais ministros.



Com o encerramento das formalidades legais em relação ao envio da lista, a atenção dos candidatos se volta para a movimentação de bastidores junto à classe política. Nessa semana, o desembargador Samuel Meira teria se encontrado com o vice-presidente da República, Michel Temer. Além disso, o capixaba também recebeu o apoio de várias instituições locais que se manifestaram a favor da candidatura do membro do TJES em ofício enviado à presidente. 

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/