Sexta, 29 Março 2024

Curso vai formar agentes comunitários para a Transição Energética

biodigestor_divulgacao_cetra Divulgação/Cetra
Um curso gratuito entre 19 e 30 de outubro vai contribuir com a formação de Agentes Comunitários para a Transição Energética no Espírito Santo. A proposta coordenada pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase Espírito Santo) junto à Campanha Nem Um Poço a Mais e Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil vai contar com uma série de aulas online para ensinar diversas tecnologias alternativas que permitem a pessoas e comunidades desenvolverem autonomia energética para não depender de mega estruturas e energias de alto impacto social e ambiental.

As inscrições para participar já estão abertas por meio da página Áreas Livres de Petróleo. Segundo a organização, o curso pretende "refletir sobre tecnologias, compartilhar experimentos práticos, de fácil acesso, voltados para a promoção de energias e modos de vida para uma civilização pós-petroleira" e destinado a pessoas, famílias, coletivos, comunidades urbanas e rurais interessadas em caminhos de redução da petrodependência e de transição energética.

Os inscritos poderão participar das aulas e intervir nos debates via programa de videoconferência, mas também será possível acompanhar toda programação pelo YouTube. Entre as tecnologias que serão apresentadas nas aulas online estão fogão à lenha eficiente, fogão solar, roda d'água artesanal, bicimáquinas, biodigestor e até carro movido a óleo de cozinha usado.

Num segundo momento, após o fim das aulas, algumas famílias serão selecionadas para receber uma consultoria especial junto a subsídio material dirigidos para implementação dessas tecnologias de acordo com uma análise das condições e necessidades de cada território. A proposta é chegar justamente a comunidades do Espírito Santo em conflito com grandes empreendimentos energéticos e industriais, como camponesas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e pesqueiras.

A proposta do curso e algumas dessas iniciativas que ele trará foram apresentadas numa videoconferência durante a IV Semana Sem Petróleo, que aconteceu de 1 a 7 de setembro. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone ou Whatsapp  (27) 99954-9302 ou pelo e-mail

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários: 1

Fernando Colombi em Sábado, 19 Setembro 2020 02:02

Muito bom! A Fase sempre de parabéns!

Muito bom! A Fase sempre de parabéns!
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/