Terça, 23 Abril 2024

​Famílias em Linhares podem ser levadas para abrigo com aumento no nível do Rio Doce

rio-doc_20220105-151913_1 Prefeitura de Linhares/Felipe Tozatto.
Prefeitura de Linhares/Felipe Tozatto.

Moradores do bairro Olaria, em Linhares, norte do Estado, podem precisar ir para um abrigo da prefeitura, em razão do nível do Rio Doce. De acordo com a Defesa Civil do município, nesta quarta-feira (5), o nível do rio chegou a 3,10 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 3m. Não há registros de desabrigados ou desalojados, mas o órgão já orientou às famílias sobre a possibilidade de serem retiradas de seus imóveis como medida preventiva.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas na Bacia do Doce, em Minas Gerais, podem fazer com que o nível do rio suba ainda mais. Caso seja necessário, as famílias serão levadas para um abrigo que será montado no ginásio poliesportivo do bairro Conceição. A cota de inundação é de 3,45 metros.

"A decisão foi tomada após mais uma reunião do grupo de trabalho emergencial que atua durante o período das chuvas e é composto por membros de diversas secretarias municipais, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar", enfatizou.

A Defesa Civil de Linhares enfatiza que a população pode entrar em contato pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência os moradores também podem acionar o 193, do Corpo de Bombeiros.

"A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições do Rio Doce e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações", destaca o órgão.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) não prevê chuvas fortes no decorrer desta semana no Espírito Santo. A estimativa é de que haja alternância entre sol e chuvas, como as esparsas, rápidas e em pontos isolados.

Nesta quarta-feira (05), a estimativa é de poucas nuvens e calor, sem expectativa de chuva, na região norte, noroeste e nordeste do Estado.




Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/