Segunda, 29 Abril 2024

Ministro recebe demandas das Comissões de Produção Orgânica

selene_hammer_tesch_tat_-beling_ales Tati Beling/Ales

Os dois primeiros dias da programação da Campanha Anual do Produto Orgânico, em Brasília, mostraram a disposição do governo federal em restaurar as políticas públicas de apoio ao setor. A percepção é da agricultora orgânica Selene Hammer Tesch, presidente da Associação Amparo Familiar, em Santa Maria de Jetibá, na região serrana capixaba, e representante da Região Sudeste no conjunto de Comissões de Produção Orgânica (CPOrgs) que participam de uma série de reuniões e eventos com membros da equipe do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro desde segunda-feira (29).

"Conseguimos uma audiência com o secretário-executivo do Ministério, o Irajá Lacerda, e entregamos a carta das CPOrgs. Ele já encaminhou ao ministro. Disse que a equipe deles vai estudar as nossas pautas e procurar soluções para nos atender", relata Selene.

Durante as atividades dos dois primeiros dias da campanha, a liderança capixaba também identificou aspectos ressaltados pelos palestrantes e gestores, que dialogam com estratégias em que o Espírito Santo é referência nacional, como as feiras especializadas e as chamadas 'rotas dos orgânicos". 

Redes Sociais

As feiras, explica Selene, tiveram uma grande expansão na Grande Vitória a partir de 2015, mas hoje sofrem com o descaso dos governos estadual e municipais, conforme denunciaram os feirantes no início do mês. Já as rotas também precisam de apoio dos entes públicos para se expandir, pois hoje são uma iniciativa de feirantes e empresários do setor, que compram produtos orgânicos de diversas regiões do Estado e do país e vendem nas feiras da Grande Vitória ou em suas lojas. "São ações positivas, necessárias para todos os estados", pontua a agricultora.

A carta entregue ao secretário-executivo, no entanto, traz um número bem maior de medidas que precisam de apoio governamental. Nas cinco páginas do documento, os coordenadores das CPOrgs explicam o abismo em que os agricultores e empreendedores orgânicos foram lançados nos últimos anos, por meio de sucessivos golpes de orçamento e gestão irradiados pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Um dos mais severos foi denunciado em novembro passado, quando o orçamento imposto pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, para 2023, foi equivalente a 2,7% do volume solicitado e a 26% do orçamento liberado em 2022, que já havia era considerado impraticável para manter o funcionamento mínimo do setor.

Na carta entregue nessa segunda-feira (30), a restauração do orçamento solicitado, de R$ 10 milhões, é um dos pontos centrais, ao lado de outras dez pautas fundamentais, todas vinculadas à necessidade de implementação e execução da 3ª edição do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), que ficou engavetado durante toda a gestão federal anterior.

As ações incluem: alocação de recurso para o lançamento de editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em todo o território nacional; estabelecimento de linhas de crédito, de investimento e custeio específicas para a produção orgânica e de base agroecológica; ampliação dos recursos referentes aos programas de compras governamentais (PAA e PNAE) voltados para o setor de produção orgânica; e elaboração de tabela exclusiva de preços para compras públicas de alimentos e produtos orgânicos. 

E ainda: promoção de capacitação continuada para os produtores orgânicos, com foco no acesso às políticas públicas de comercialização, PAA e PNAE; aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), expressa no Projeto de Lei 6670/2016, que visa à redução gradual do uso de agrotóxicos e estimula a transição para práticas orgânicas e agroecológicas; reestruturação da política pública de apoio à criação e a manutenção dos Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) e dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT); e fomento de ações para certificação dos produtos oriundos do extrativismo sustentável orgânico e para implantação de Feiras Orgânicas no Brasil e espaços destinados à comercialização, podendo estabelecer a Rota do Orgânico.

Sustentabilidade social e ambiental

A carta ressalta a contribuição imprescindível da agricultura orgânica e agroecológica para "saúde da população, relações justas de trabalho e valorização da floresta em pé", além de ser "um instrumento para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, considerando que adota um conjunto de práticas de preservação ambiental". Destaca também "a crescente demanda por alimentos saudáveis" no Brasil e no mundo.

Sinais positivos

O documento reconhece ainda as ações já estabelecidas pelo atual governo federal, com o anúncio da "retomada da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e reinstalação da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), para implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica 2024-2027".

Mas, para cumprir os compromissos firmados, assinalam os signatários, "o Mapa deve preparar-se para as mudanças de paradigmas que esse projeto exige, fortalecendo a pauta da produção orgânica e agroecológica e tratando-a como prioritária". O que inclui, elencam, ampliar o quadro de servidores, fomentar a construção de políticas públicas que favoreçam o crescimento do setor e fornecer recursos financeiros necessários por meio de orçamento robusto.

Retrocesso capixaba

Na contramão da retomada empreendida a partir de Brasília, a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) se esforça para desqualificar uma construção histórica de regulação e valorização da produção orgânica e agroecológica de alimentos, chegando a chamar de "demodè" os termos "agricultura orgânica" e "agroecologia" – já consagrados legal, política, cultural, técnica e cientificamente.

O retrógado posicionamento foi assumido no início do mês quando a CPOrg-ES se reuniu com o secretário Ênio Bérgoli e sua equipe, para apresentação das pautas prioritárias no Estado. Além da desqualificação dos termos consagrados, a Seag não se comprometeu com nenhuma das demandas, sugerindo que os agricultores procurem os canais comuns de financiamento para aprovarem seus projetos.

Comissões

A carta das CPOrgs foi assinada pelos coordenadores regionais: Thiago Guedes Viana (Nordeste 1); Izabel Cristina da Silva Santos (Nordeste 2); Cecile Marie Yvonne Gabrielle Follet (Sul); Ieda Maria Bentes Machado Rivera (Norte 2); Ramom Weinz Morato (Norte 1); Selene Hammer Tesh (Sudeste); e Verinaldo da Silva Sousa (Centro-Oeste).

Painel online

Uma das ações da Campanha Nacional Anual do Produto Orgânico acontece nesta quinta-feira (1): o painel online sobre a importância da alimentação saudável para a saúde e o clima, com agrofloresteiros, pesquisador e consumidores capixabas. 

Consumidor pode levar agrotóxicos sem saber, alertam produtores orgânicos

Feirantes cobram que Prefeitura de Vila Velha fiscalize presença de vendedores convencionais na Feira Orgânica da Praia da Costa
https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/consumidor-pode-levar-agrotoxicos-sem-saber-alertam-agricultores-organicos

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/