Sábado, 27 Abril 2024

Prefeitura de Anchieta elabora projeto de compensação a pescadores

Prefeitura de Anchieta elabora projeto de compensação a pescadores
Os pescadores de Anchieta, no litoral sul do Estado, que foram prejudicados com a redução da área de pesca do município com a instalação do Porto de Ubu, da Samarco Mineração, poderão receber ajuda do município. O prefeito Marcus Assad (PTB) desenvolve um projeto de compensação que consiste em um fundo de auxílio aos pescadores, porém, ainda sem valor definido.



Assad propôs um projeto como esse quando era vereador, mas não obteve aprovação da Câmara Municipal. O prefeito pretende captar recursos principalmente da empresa que provoca tal situação. Além disso, tenta viabilizar a atividade pesqueira em outras áreas do município, embora a maioria delas não ofereça mais condições de pesca.
 
Antes da implantação da Samarco, há 12 anos, Anchieta tinha uma população de apenas 13 mil habitantes, que conviviam em um ambiente bucólico e preservado. Com a indústria, essa população praticamente dobrou. Hoje, o município chega à marca dos 25 mil moradores, cuja maioria migrou em busca de novas chances de emprego, que só ocorrem na fase inicial de obras. Depois, esse contingente populacional contribui para agravar problemas como o crescimento desordenado da cidade; a criminalidade, a falta de infraestrutura sanitária; e a carência na educação e nos serviços de saúde, precariedade antes inimaginável no pequeno vilarejo.
 
A Samarco também é acusada de despejar metais pesados, por mais de uma vez, na lagoa de Mãe-Bá; de capturar à exaustão a água do Rio Benevente para uso na escala produtiva e de ultrapassar os limites máximos permitidos de emissões atmosféricas. 
 
O prefeito, como uma primeira tentativa de melhorar a situação dos moradores que ocuparam a cidade em busca de emprego e ainda não foram absorvidos, está abrindo o diálogo com as empresas que prestam serviços à Samarco para que estas priorizem a contratação da mão de obra local, sob pena de ter seu alvará negado caso isso não seja feito.
 
O prefeito também alertou para a situação na qual recebeu a prefeitura do município no início deste ano: o quadro de funcionários conta com 3.800 servidores, 15% da população total do município. Vitória é uma das capitais com o maior número de postos de trabalho em sua prefeitura, onde são empregados 14.700 cidadãos. Isso equivale a apenas 4,4% da população vitoriense. Além disso, há a necessidade imediata da construção de duas mil casas para a população de baixa renda que migrou para a cidade, sendo que a prefeitura, atualmente, só tem recursos para o estabelecimento de 32 unidades habitacionais, que já estão em processo de construção.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/