Sexta, 29 Março 2024

Assembleia propõe ação judicial para proteger 'melhor onda do Estado'

onda_porto_temporada_azul Temporada Azul
Temporada Azul

Na ausência de uma atitude positiva por parte da Imetame, é preciso judicializar a luta para preservar "a melhor onda do Espírito Santo", em Aracruz, norte do Estado. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (4) pelo presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, Carlos Von (Avante), após reunião do colegiado dedicada ao assunto, quando foi encaminhada a proposta de uma ação popular com pedido de liminar a ser impetrada no Ministério Público Estadual (MPES).

Surfistas presentes na reunião explicaram tratar-se de uma onda de alta performance e de importância nacional, imprescindível na formação de surfistas profissionais e que atrai os melhores surfistas do Brasil até o chamado pico Secret (segredo, em inglês).

A expansão do porto da Imetame é feita a cerca de 50 metros do ponto crítico do pico. A solução mais indicada seria promover um desvio de 5º na direção do píer, salientou o surfista Alexandre Goés Batalha, que é empresário do setor de consultoria ambiental e participou dos estudos técnicos que viabilizaram a liberação da licença ambiental do empreendimento e que mostraram a possibilidade real de adequação da obra para a convivência com o surfe.

Um dos articuladores do movimento de ativismo ambiental Temporada Azul, Alexandre destacou ainda que, além do surfe, o desvio será benéfico também para a vida marinha local e todo o segmento de turismo da região. A proposta, porém, já foi apresentada diretamente ao presidente da Imetame, Etore Selvatici Cavallieri, que chegou a manifestar apoio à proposta, mas depois rompeu diálogo com o Temporada Azul e seguiu com o projeto inicial das obras.

O empreendimento total deve receber investimentos orçados em R$ 1,7 bilhão, informou o consultor e ativista, enquanto a modificação sugerida teria impacto menor que R$ 1 milhão. "Existe uma alternativa de manter o porto e a onda. Nós não somos contra o porto. Nós não somos contra o empreendimento. Nós somos contra acabar com a melhor onda que nós temos no Estado", enfatizou durante a reunião da Comissão de Turismo, ressaltando que a construção de uma onda artificial, como compensação socioambiental pelo impacto negativo da obra, sairia muito mais cara.

Uma ação popular visando proteger a onda já foi impetrada pela Comissão de Turismo na promotoria de Aracruz, sem sucesso. Por isso agora a intenção de judicializar a partir da Capital.

Proponente da reunião, o deputado Torino Marques (PSL) disse que a onda está praticamente "condenada à morte" e questionou o peso da interferência humana na natureza. Para ele, há viabilidade para criação de um projeto de lei que obrigue a anuência da comunidade esportiva na concessão de obras que causem impacto ambiental.

A campanha para mantê-la ganha adeptos nas redes sociais e conta com o apoio de surfistas de renome, que disputam inclusive o World Surf League (WSL), como Filipe Toledo, vice-campeão mundial em 2021.

A onda

Surfista profissional, Rodrigo Cardoso afirmou que o Secret não deixa nada a desejar a nenhum outro país com tradição no surfe, como Austrália e Indonésia. Profissionais de elite mundial já surfaram e aprovaram o pico, considerado por alguns o mais perfeito do Brasil. "Pessoas do país inteiro, através das redes sociais e da internet, viram a onda e querem vir surfá-la de qualquer maneira", destacou.

A pentacampeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho concordou com a qualidade do Secret, assim como o analista de um dos sites de previsão de ondas mais acessados no Brasil, Roberto Figueiredo. Mais conhecido como Betola, ele falou das características da ondulação. "Como é uma onda rara e muito perfeita, ela se forma muito longe da costa. São ondulações com ciclones extratropicais que se formam quase perto da África e abre uma ondulação muito grande, muito potente para o Espírito Santo".

"A onda ainda existe, mas ela já foi um pouco prejudicada porque o píer já está quase encostando nela", frisou. "Se o píer desviar um pouco, eu realmente acho que realmente é possível salvar essa onda", concluiu.

Expansão da Imetame vai destruir a 'melhor onda do ES', alertam surfistas

Mobilização local que tem adesão de nomes de destaque do esporte cobra que presidente do porto cumpra acordo de ajuste na obra 
https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/expansao-da-imetame-vai-destruir-a-melhor-onda-do-es-alerta-temporada-azul

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/