Quarta, 01 Mai 2024

Secretário de Saúde não fornece dados de doenças da poluição do ar

Secretário de Saúde não fornece dados de doenças da poluição do ar
Atendendo a reivindicações do Grupo SOS Espírito Santo Ambiental, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Hércules Silveira (PMDB), protocolou no final do mês de abril Requerimento de Informação ao secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, a respeito dos dados de doenças causadas pela poluição do ar na Grande Vitória.
 
Por regras da comissão, a solicitação deveria ter sido respondida entre os dias 8 de maio e 8 de junho. Quase três meses após o o prazo final, ambientalistas denunciam que ainda não foi obtida nenhuma resposta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e também não há previsão para a entrega dos relatórios.
 
Os dados solicitados são a respeito do número de atendimentos e internações de pacientes com doenças respiratórias, com doenças de pele causadas pela poluição e gastos do poder público com esses tratamentos.
 
Na época, Hércules prometeu encaminhar o relatório ao Ministério Público Estadual (MPES) e cobrar providências do governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente.
 
A obtenção dos dados foi uma das exigências da Comissão de Saúde para que fosse realizada uma audiência pública sobre os malefícios da poluição do ar na Grande Vitória, ocasião que seriam apresentadas as informações obtidas. 
 
A intenção dos ambientalistas era de realizar uma audiência pública com seis especialidades médicas (pneumologia, alergia, cardiologia, oncologia, pediatria e geriatria) entre os dias 17 e 28 de junho, para esclarecer os malefícios da poluição e do material particulado para a saúde e qualidade de vida da população capixaba, emitidos principalmente pela Vale e ArcelorMittal.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/