segunda-feira, maio 4, 2026
21.9 C
Vitória
segunda-feira, maio 4, 2026
segunda-feira, maio 4, 2026

Leia Também:

Vale terá 90 dias para apresentar solução para passivo ambiental da Praia de Camburi

Em reunião realizada nessa terça-feira (02) entre a Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), a Associação dos Moradores da Ilha do Boi, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a Vale, foi definido, em acordo, que a mineradora terá 90 dias para apresentar uma solução definitiva para a questão do passivo ambiental que polui a região norte da Praia de Camburi.

 
O poluente em questão foi despejado pela mineradora na década de 1970 e é composto de pelotas e pó de minério, que atualmente já se encontram em avançado estado de decomposição. 
 
A luta da AAPC pela despoluição da porção final da praia já dura pelo menos quatro anos e os membros da associação estão ansiosos para que a questão seja resolvida rapidamente. “É um prejuízo ambiental que nos incomoda e prejudica a nossa praia”, relata Paulo Pedrosa (foto ao lado), presidente da AAPC.
 
Em 60 dias, a Vale deverá se pronunciar a respeito dos encaminhamentos da questão e, em 90 dias, apresentar uma solução para o caso, com um cronograma de retirada e a definição do local em que será descartado o minério retirado da praia. Pedrosa conta que a associação faz questão de que a proposta seja apresentada, agora que a licença para retirada do material foi concedida à mineradora e não há mais empecilhos para a elaboração do cronograma. 
 
Além disso, os membros da associação prepararam uma Ação Civil Pública, ainda não registrada no MPES, com condicionantes relativas à Vale e dependentes da retirada do passivo ambiental.
 
O primeiro estudo acerca da dragagem do passivo ambiental e da recuperação da área degradada foi apresentado pela Vale ao Iema em 2008 e reapresentado à AAPC no dia 16 de agosto de 2011, juntamente à Cepemar, empresa que prestava serviço de consultoria ambiental à mineradora. 
 
Em 2009, em uma reunião com o então gerente de Meio Ambiente e de Comunicação Social da empresa, a associação apresentou uma lista de reivindicações, entre as quais incluía a limpeza da areia e a despoluição da praia de Camburi quanto aos agentes físicos pertinentes à Vale; diminuição ou paralisação do crescimento do Píer de Praia Mole e recifes artificiais. 

Mais Lidas