Domingo, 28 Abril 2024

Alerta com gastos municipais dificulta processo emancipatório no Estado

Alerta com gastos municipais dificulta processo emancipatório no Estado
Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer de alerta para quatro municípios, que se somam aos outros 64 do Estado que estavam com os gastos comprometidos. O assunto foi debatido durante o encontro de gestores do Estado. 
 
Neste clima, boa parte dos prefeitos comemorou o novo adiamento da votação do veto presidencial ao projeto que permite a criação de novas cidades. A forte tendência de derrubada do veto poderia levar os 13 pedidos de emancipação política parados na Assembleia à votação.
 
Mesmo com as novas exigências que devem ser obedecidas para que os distritos reivindiquem a condição de município, a proposta tem viés político, e em ano eleitoral pode acabar sendo aprovada sem que se garanta no futuro a sustentabilidade das cidades desmembradas. Nessa quinta-feira (20), o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Taufner, disse ao jornal A Tribuna que o Estado teve queda de receita, o que é mais um motivo para não se criar municípios. 
 
O governador Renato Casagrande, durante a prestação de contas, no último dia 10, na Assembleia Legislativa também foi provocado sobre o tema e disse que a questão requer cautela, justamente por causa da sustentabilidade dos municípios.  
 
O presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Dalton Perim (PMDB), também já se posicionou no mesmo sentido. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) chegou a espalhar outdoors para chamar a atenção da bancada capixaba para o risco da derrubada do veto. 
 
Já deputados estaduais e federais do Estado vêm se colocando em favor dos municípios que pretendem se desmembrar. A criação de novas estruturas administrativas e políticas abre o campo para que possam ampliar suas bases políticas, daí o interesse na emancipação dos distritos. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/