Sexta, 29 Março 2024

Câmara de São Mateus rejeita pedido de impeachment de Daniel da Açaí

daniel_do_acai_leonardo_sa-588_20200527-210616_1 Leonardo Sá

Por oito votos a três, a Câmara de Vereadores de São Mateus, norte do Estado, rejeitou na tarde desta terça-feira (22) o pedido de impeachment do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), em uma sessão marcada pela participação popular. O prefeito foi alvo da "Operação Minucius", em 2021, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma organização criminosa, resultando em sua prisão.

A sessão, convocada pela Mesa Diretora, começou às 15h e foi concluída por volta das 18h, quando o resultado foi proclamado, garantindo a manutenção do prefeito no cargo. No início deste mês, a Comissão Processante realizou três dias de depoimentos, em que foram ouvidas testemunhas e o prefeito.

O processo de impeachment contra Daniel da Açaí foi aberto na Câmara em outubro de 2021, com oito votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Kacio Mendes (PSDB), vice-presidente da Casa, e Cristiano Balanga (Pros).

O pedido para abertura do processo foi protocolado por um morador de São Mateus e teve como base as investigações da Polícia Federal, que apontaram Daniel da Açaí como líder de um suposto esquema de fraudes em licitações, superfaturamento de contratos e lavagem de dinheiro na prefeitura.

As denúncias foram divulgadas em 28 de setembro, por meio da Operação Minucius, que prendeu, além do prefeito, servidores da prefeitura e empresários, todos suspeitos de envolvimento no suposto esquema, calculado em R$ 43,5 milhões..

O prefeito de São Mateus foi libertado da prisão em outubro, junto com sua chefe de gabinete, Luana Zordan Palombo, e os empresários Caio Faria Donatelli, Yosho Santos e Gustavo Nunes Massete e João de Castro Moreira, o "João da Antártica". O retorno ao cargo ocorreu em dezembro, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

anonimos em Sexta, 25 Fevereiro 2022 10:07

Lógico. A maioria é corrupta como ele. Vão aceitar ?? NUNCA.

Lógico. A maioria é corrupta como ele. Vão aceitar ?? NUNCA.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/