Quinta, 28 Março 2024

Casagrande anuncia pré-candidatura e diz que alianças serão amplas

casagrande_anunciocandidatura_reproducao Reprodução
Reprodução
"Vou fazer as alianças mais amplas que puder", disse o governador Renato Casagrande (PSB) nesta segunda-feira (11), ao anunciar que irá concorrer à reeleição ao governo do Estado em outubro próximo. Em coletiva à imprensa, ele falou dos desafios enfrentados desde o início do governo, em 2019, citou a tragédia provocada pelas chuvas e a pandemia, e as reflexões antes de tomar a decisão.

Não definiu o nome do vice nem o pré-candidato ao Senado, mas informou que nesta terça-feira (12), terá mais uma reunião com o PT local para debater a forma como caminharão juntos, o que envolve a retirada do nome do senador Fabiano Contarato da disputa.

O governador destacou que tem bom relacionamento com o PT e confirmou que a direção local do partido fez pleitos no sentido de indicação de nomes para compor na chapa como vice e para o Senado, assunto que, segundo ele, serão definidos nesta terça-feira.

"O Partido dos Trabalhadores tem uma prioridade, que é a eleição de Lula e o PSB se incorporou com o candidato a vice, Geraldo Alckmin. Não temos pressa, se tiver a presença do PT, tem que ser de forma natural, cautelosa, para não termos frustração no decorrer do processo eleitoral. A conversa está muito madura e está sendo muito produtiva", disse Casagrande.

Questionado sobre nomes para compor a chapa, Casagrande destacou o perfil de um candidato a vice e citou os nomes do presidente estadual do PP, Marcus Vicente, da senadora Rose de Freitas (MDB), e do ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB), aliados com quem tem bom relacionamento.

Sobre o debate politico, o governador criticou as notícias falsas e apontou que redes sociais não são territórios sem lei, condenando o clima de agressividade na política. "O ambiente não está normal com relação à segurança e todos temem", disse, lembrando casos como o de Foz do Iguaçú, no Paraná, ocorrido nesse sábado (9), quando o militante do PT Marcelo Arruda foi assassinado pelo bolsonarista Jorge Guaranho.

Ao responder a uma pergunta sobre o ambiente político nacional, no caso de o presidente Jair Bolsonaro ser derrotado nas eleições, o governador disse acreditar que possa "haver algum princípio de tumulto com violência, sem maiores consequências: "Não vejo ambiente para uma ruptura institucional com o apoio popular", pontuou.

'Falsas narrativas'

Ao fazer um balanço da gestão, Casagrande destacou o debate como prática da boa política e relatou ter enfrentado período de turbulências no comportamento de muitas pessoas durante a pandemia da Covid-19, que não davam importância ao isolamento social e às medidas médico-sanitárias para conter o avanço da doença.

"Enfrentamos instabilidade e narrativas falsas com muito equilíbrio, em momentos para enfrentar algumas pessoas desequilibradas, paciência para pessoas impacientes e, também, muita eficiência para responder às pessoas que estavam com um nível de exigência grande, porque tinham medo, de fato, daquilo que poderia vir a acontecer na pandemia", disse.

Hoje, para o governador, "o tom da política precisa de atenção" e destacou que essa postura gerou resultados e o estado apresenta níveis de investimentos elevados, gerou 54 mil empregos em 2021 e neste ano já chega a 30 mil empregos. "As medidas tomadas lá atrás repercutem, efetivamente, em termos de resultados, mostrando que estamos no caminho certo".

Casagrande enfatizou "o desejo de desconsiderar, a não ser aquelas ações que a gente tem que ir à Justiça, os poucos que querem só brigar no processo político e da administração pública". Esse comportamento, aponta, deixou o Estado mais sólido, embora ainda existam desafios.

"Considerando todo o conhecimento que eu tenho desse Estado, toda a capacidade de diálogo, de me relacionar com quem pensa diferente, é que me coloco hoje na responsabilidade de assumir a pré-candidatura ao governo do Estado", comentou, acrescentando que ainda tem muito a fazer no cargo.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 4

AGMARCARIOCA AMIGO DO MITO em Segunda, 11 Julho 2022 20:30

rOSE PARA VICE,PARA ELA NAO PASSAR VERGONHA,PORQUE O FURACAO DO SERGIO MENEGUELLI VEM AI,2026 ELE GANHA PARA PRESIDENTE DO BRASIL,SERGINHO COM POUCO FEZ MUITO,ARRUMOU A CASA

rOSE PARA VICE,PARA ELA NAO PASSAR VERGONHA,PORQUE O FURACAO DO SERGIO MENEGUELLI VEM AI,2026 ELE GANHA PARA PRESIDENTE DO BRASIL,SERGINHO COM POUCO FEZ MUITO,ARRUMOU A CASA
LEVI PARANHOS DA SILVA em Terça, 12 Julho 2022 08:19

Não consigo acredita que um governador como Casagrande, que sempre lutou contra os corruptos se alie ao Lula.

Não consigo acredita que um governador como Casagrande, que sempre lutou contra os corruptos se alie ao Lula.
Levi Paranhos da Silva em Terça, 12 Julho 2022 08:25

Diz o velho ditado: Aquele que segura a escada para o ladrão e tão mal quanto o própro ladrão.
Tudo nessa vida tem um preço! Ou castigo? Ainda há tempo governador. Saia dessa enrascada!

Diz o velho ditado: Aquele que segura a escada para o ladrão e tão mal quanto o própro ladrão. Tudo nessa vida tem um preço! Ou castigo? Ainda há tempo governador. Saia dessa enrascada!
Eli em Terça, 12 Julho 2022 14:29

Tem que sair da enrascada e do bozo! Miliciano que só sabe mandar matar os outros.

Tem que sair da enrascada e do bozo! Miliciano que só sabe mandar matar os outros.
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/