Definida a presidência da Assembleia Legislativa com a nova condução do deputado Theodorico Ferraço (DEM), o governador agora vai começar a se movimentar em relação aos demais cargos da Mesa Diretora da Casa. Casagrande quer participação da escolha dos secretários. O governador fará um breve recesso em suas atividades, mas assim que retornar das férias vai começar a conversar com os deputados sobre o assunto.
Na Assembleia, os deputados acreditam que um dos pontos que deverá entrar na discussão é a vaga no Tribunal de Contas Estado (TCE), que será aberta em maio com a aposentadoria do conselheiro Marcos Madureira, que abrirá uma vaga que pertence à Assembleia.
Essa movimentação vai ajudar nas articulações para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia. Quem for para o Tribunal, perde a vaga na Mesa. O PT estaria jogando com esse elemento também. O partido pleiteia a vaga para o deputado Claudio Vereza. Mas o governador teria uma predileção pelo deputado Dary Pagung (PRP).
Os deputados novatos, ou seja, os suplentes que tomarão posse no próximo dia 7 de janeiro também deverão ser procurados pelo governador para conversar sobre a composição da Mesa Diretora. Nas demais bancadas da Assembleia, o governador conta com o fato de a falta de unidade entre os deputados ajudar na falta de consenso sobre o assunto.
Um exemplo é o PMDB, a maior bancada da Casa. Os deputados peemedebistas não parecem ter uma definição sobre o que querem na nessa negociação. Apesar de grande, o partido perde força nessa movimentação. No PDT, que tem quatro deputados, também não haverá muita movimentação neste sentido. O DEM como já tem a presidência não tem mais o que reclamar. O resto do plenário não deve influenciar tanto, a não ser pela chiadeira do PR.

