Sexta, 17 Mai 2024

Com aliado na vice, Ferraço garante manutenção de poder na Assembleia Legislativa

Com aliado na vice, Ferraço garante manutenção de poder na Assembleia Legislativa

Nos bastidores da eleição para a presidência da Assembleia, que acontece nesta sexta-feira (1), um dos papéis centrais na composição da nova Mesa Diretora, para alguns deputados, é a escolha do vice-presidente da Casa e as movimentações são intensas para a ocupação do cargo que é de expectativa.



Os nomes apontados até o momento para o cargo mostram que, independentemente dos rumos tomados no âmbito do judiciário em relação à Operação Derrama, que incluem o presidente Theodorico Ferraço (DEM) no escândalo, garantem sua influência na Casa.



O republicano Glauber Coelho (PR) desde a chegada à Assembleia, em 2011, nunca escondeu a admiração e respeito por Theodorico Ferraço. O presidente da Casa apoiou o nome do republicano na disputa pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em outubro do ano passado.



Na vice-presidência da Assembleia, mesmo que Ferraço venha a se complicar com os desdobramentos da Derrama, terá o deputado como um eventual substituto um aliado de primeira hora, que pode dar continuidade à gestão de Ferraço sem qualquer indisposição com o demista.



O outro nome apontado nos bastidores da Assembleia é o do deputado Luiz Durão (PDT). O parlamentar foi um dos deputados beneficiados pelo perfil corporativista da gestão Ferraço na Assembleia. Com problemas de saúde, Durão teve que se afastar por várias vezes no ano passado para tratamento médico.



As licenças do pedetista poderiam ter dado a vaga ao suplente Euclério Sampaio (PDT), não fosse uma movimentação para evitar a vacância da cadeira. Durão retornava da licença antes de prazo de 120 dias vencer, passava poucos dias na Casa e protocolava nova licença abrindo nova contagem de prazo.



Por isso, a fidelidade do deputado do PDT ao presidente da Casa também é grande. Qualquer um dos dois que seja escolhido para o cargo, para os meios políticos, mantém o sistema de Ferraço no comando da Assembleia seja mantido.

 

Além dos dois ferracistas, pleiteiam a vaga de vice a recém-chegada Janete de Sá (PMN), Luzia Toeldo (PMDB) e Aparecida Denadai (PDT).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/