Sábado, 18 Mai 2024

Deputados retornam do recesso na próxima semana de olho nas eleições de outubro

Deputados retornam do recesso na próxima semana de olho nas eleições de outubro
Na próxima segunda-feira (3), os deputados estaduais retornam do recesso parlamentar para o último ano desta legislatura e de olho no processo eleitoral de outubro. Apesar de a disputa só ter início, segundo o calendário eleitoral, em 6 de julho, os parlamentares voltam em pleno ritmo de campanha. 
 
A eleição para a Assembleia Legislativa revela alguns detalhes que terão muita influência na movimentação dos deputados. Uma primeira preocupação é com a acomodação nos palanques e a divisão das chapas proporcionais. 
 
Os partidos com maiores bancadas têm mais dificuldade para conseguir parceiros ideais, que garantam a permanência dos parlamentares na Casa no próximo ano. O PMDB tem sete deputados estaduais e vai ter dificuldade para manter a maioria da bancada. O PT tem cinco parlamentares e também procura um bom lugar no palanque do governador Renato Casagrande para se manter. O PDT tem quatro deputados, mas a situação é mais confortável. 
 
Mas o grande problema para os parlamentares é superar a crise institucional pela qual a Casa passa e conquistar os votos dos eleitores em suas bases. Desde que o governo do Estado aprovou o projeto de repasse diretamente para os municípios, os deputados estão preocupados, já que para alguns deles, o papel de intermediário entre município e governo deixará de ser desempenhado pelos deputados. 
 
Além disso, a movimentação do governador Renato Casagrande voltado para o fortalecimento dos prefeitos, os transformará nos principais cabos eleitorais de sua campanha e como nos municípios nem sempre prefeitos e deputados estão alinhados politicamente, os parlamentares podem sair prejudicados em suas campanhas. Metade da Assembleia hoje é formada por deputados do interior do Estado. 
 
Para piorar a situação dos deputados há uma variedade de nomes que estão fora da Assembleia e que vão disputar as eleições, ameaçando a reeleição dos atuais parlamentares. Ex-prefeitos, vereadores e novas lideranças podem entrar no páreo congestionando a disputa eleitoral de outubro. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/