Quinta, 02 Mai 2024

Detran divulga relação de placas dos carros oficiais de deputados estaduais

Detran divulga relação de placas dos carros oficiais de deputados estaduais

O diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), o ex-deputado estadual Cláudio Thiago, tornou pública, nesta sexta-feira (11), a lista das placas originais vinculadas às placas de representação utilizadas nos carros oficiais da Assembleia Legislativa. A medida acontece depois da polêmica sobre a necessidade de identificação dos veículos utilizados por 29 dos 30 deputados estaduais. No entanto, a direção da Casa não divulga qual placa preta está vinculado a cada gabinete, o que pode acabar frustrando o acompanhamento pela sociedade.



De acordo com a Instrução de Serviço nº 32, publicada no Diário Oficial do Estado, foram listadas todas as atuais 29 placas de representação em uso pela Assembleia. Somente o deputado Hércules Silveira (PMDB) não utiliza, desde o início do mandato passado, o veículo oficial à disposição dos parlamentares. A relação de placas (veja relação completa abaixo) vai do número 0001 ao 0031 – não são utilizados os números 0021 e 0023.



A polêmica sobre a utilização das placas pretas (de representação) começou após a retirada da caracterização por alguns deputados após os protestos populares contra o arquivamento do projeto que pedia o fim do pedágio na Terceira Ponte, votado em julho. No retorno do recesso de meio de ano, um grupo de deputados defendeu a utilização das placas originais, o que dificultaria a identificação dos veículos da Assembleia – hoje reconhecidos somente pelas placas após os veículos deixarem de utilizar um adesivo nas portas laterais.



No final de agosto, o Colégio de Líderes da Casa colocou um ponto final na questão ao obrigar o uso das placas oficiais. Na ocasião, os líderes partidários concordaram que as placas deverão ser vinculadas, junto ao Departamento Estadual de Transito (Detran-ES), às placas originais dos veículos, como já determinava o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A vinculação vai permitir que as eventuais infrações cometidas pelos condutores dos veículos sejam anotadas no registro da placa oficial de cada carro.



Mas apesar da divulgação da relação das placas originais e de representação, o Portal da Transparência da Assembleia não informa qual número de placa está vinculado aos deputados. No local é possível apenas conferir os gastos de cada parlamentar com o uso de combustível, que faz parte da cota dos gabinetes.



Confira a relação divulgada no Diário Oficial:



Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/